Os eurodeputados aprovaram um empréstimo extraordinário de até 35 mil milhões de euros para a Ucrânia, usando receitas de ativos russos congelados pela União Europeia (UE). O empréstimo faz parte do compromisso da UE de um pacote do G7 acordado em junho passado, para fornecer até 45 mil milhões de euros, em suporte financeiro à Ucrânia.
O Mecanismo de Cooperação de Empréstimos da Ucrânia é uma estrutura recém-estabelecida, que disponibilizará para a Ucrânia receitas futuras dos ativos congelados do Banco Central Russo localizados na UE.
“A Ucrânia continua a resistir à agressão russa, com seus bravos cidadãos lutando não apenas por sua própria existência e liberdade, mas para defender a democracia, os direitos humanos, a liberdade e o direito internacional para todos nós. A necessidade de apoio financeiro é imensa e urgente. A Rússia deve pagar por atacar ucranianos e destruir brutalmente a infraestrutura, cidades, vilas e lares do país. O fardo de reconstruir a Ucrânia será suportado pelos responsáveis pela sua destruição, ou seja, a Rússia”, disse a eurodeputada relatora Karin Karlsbro .