O presente e o futuro do Rio Minho vai estar em debate no Seminário “Conversas em Torno do Rio Minho”. A iniciativa da Câmara Municipal de Valença (CMV) está agendada para 22 de outubro de 2024, e para ter lugar no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença (ESCE).
Esta primeira edição da iniciativa da CMV irá incidir sobre os peixes migradores. Uma abordagem que enquadra-se nas preocupações crescentes de Valença e que envolve toda a bacia do rio Minho.
De acordo com a CMV, o seminário irá proporcionar uma abordagem técnica e cientifica às problemáticas que mais afetam o rio Minho, em especial a diminuição dos peixes migradores e espécies nativas, o aumento de espécies invasoras, o impacto das barragens e as alterações climáticas. Problemáticas com grandes impactos no rio Minho, na sua biodiversidade e com consequências, também, para a atividade e sustento económico das comunidades locais de pescadores.
Para o debate dos diversos temas, a iniciativa irá contar com um diversificado grupo de especialistas portugueses e espanhóis que proporcionarão abordagens científicas, técnicas. A perspetiva do público e das associações locais de pescadores também está considerada no debate.
O seminário que tem a duração de um dia está dividido em dois painéis temáticos.
O primeiro painel, com início às 9h30, será dedicado ao contexto e problemática local e contará com intervenções de Yorgos Stratoudakis do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), António Marinho do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), David Sanches da Associação de Pescadores da Ribeira Minho e Pedro Almeida da MARE / Universidade de Évora. Um painel moderado por Bruno Caldas, da Câmara Municipal de Valença.
O segundo painel, com início às 14h30, será dedicado às estratégias de gestão e valorização de recursos e contará com intervenções de Fernando Cobo, da Universidade de Santiago de Compostela, Hélder Lopes, da Universidade do Minho e Pablo Caballero Javierre, Xefe de Servizo do Patrimonio Natural – Departamento Territorial da Conselleria de Medio Ambiente e Cambio Climático da Xunta de Galicia e de um representante da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Um painel moderado por Carlos Antunes do Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira.
A sessão de abertura tem programada a presença de José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença e a sessão de encerramento Célia Ramos, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN ).
O Seminário “Conversas em Torno do Rio Minho” tem participação gratuita mas de inscrição obrigatória e aberta a todos os interessados. A inscrição prévia pode ser feita pelo formulário com acesso por https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKPOfzGs0gXAgE1NJ4XHfP9q6T3Mwi2OnUkjscOGAny3j5A/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0