A Boeing anunciou a realização do primeiro voo de um dos oito helicópteros de ataque leve, os Boeing AH-6 Little Bird para o Exército Real Tailandês, e indicou que este primeiro voo foi bem-sucedido em 22 de agosto de 2024, em Mesa, Arizona.
“Com um desempenho superior e equipamento de missão flexível e facilmente configurável, o Little Bird reúne enorme versatilidade num pequeno conjunto e comprovado em combate, para cumprir o trabalho”, disse Christina Upah, vice-presidente de Programas de Helicópteros de Ataque e executiva sénior da Boeing em Mesa. “Estamos orgulhosos de fazer parceria com o Exército dos EUA para fornecer à Tailândia essas capacidades críticas de defesa, e estamos ansiosos para dar suporte ao treino dos primeiros pilotos tailandeses do Little Bird brevemente.”
Após a conclusão da frota dos oito helicópteros para a Tailândia, a Boeing treinará os pilotos do Exército Real Tailandês na unidade da Boeing de Mesa e no Campo de Provas do Exército dos EUA em Yuma, onde aprenderão a operar o Little Bird e aproveitar suas capacidades versáteis de missão.
O Exército Real Tailandês adquiriu o AH-6 como parte de esforços contínuos para melhorar a prontidão da aviação e modernizar as capacidades de defesa nacional. O AH-6 Little Bird apresenta uma fuselagem militar construída especialmente, cabine integrada e as mais recentes armas totalmente integradas, o AH-6 foi projetado para uma ampla gama de missões e ambientes operacionais para atender às necessidades de exércitos em todo o mundo.