Clarear os dentes levanta questões de saúde

Sorrisos com dentes brilhantes estão na moda. Mas há condições que se devem conhecer para que se verifique uma melhor saúde bucal. Nem sempre o que parece é e a moda pode levar a situações de saúde graves.

Clarear os dentes levanta questões de saúde
Clarear os dentes levanta questões de saúde. Foto: Rosa Pinto

Atualmente, com a ajuda de influenciadores de media social e de celebridades, sorrisos com dentes muito brancos passaram a estar na moda, levando as pessoas a recorrer a uma variedade de técnicas para tornar os dentes mais brilhantes.

A notícia reconfortante, de acordo com um especialista da Tufts University School of Dental Medicine, é que na vida real, é impossível clarear os dentes para que brilhem no escuro. Mas tratamentos frequentes de clarear não resultam necessariamente em dentes mais brancos, e alguns métodos de clarear dental podem colocar em risco a saúde da boca.

“O problema é que, à medida que os dentes ficam mais brancos, tornam-se mais translúcidos e ficam mais acinzentados em alguns aspetos. Está apenas a clarear tudo e a tornar o esmalte quebradiço”, disse Ronald Perry, da Tufts University School of Dental Medicine.

Para algumas pessoas a procura é interminável, “nunca ficam satisfeitos com os resultados, querem mais e mais brancos, e mesmo se estiverem com dor, eles continuam” referiu o especialista.

Às vezes, referiu Ronald Perry, o clarear dos dentes não é o caminho simples para um melhor sorriso. Muitas pessoas ao aos especialistas para clarear os dentes, mas já têm dentes muito brancos, o problema, provavelmente, são dentes tortos ou lascados que prejudicam a aparência do sorriso. Nesses casos, há outros tratamentos que os dentistas podem fornecer para remediar as essas situações.

Outra coisa a considerar: os sorrisos superbrancos que se veem no televisor ou numa fotografia podem não ser resultado do clarear, mas sim de facetas ou coroas, ou do Photoshop ou de um filtro fotográfico que clareia o sorriso.

O especialista da Tufts University School of Dental Medicine, Ronald Perry, explica os princípios básicos do clarear dental e o que é seguro, o que é eficaz e o que não fará diferença.

Como funciona o clarear dental

Os sistemas de clarear profissional e muitos caseiros usam um gel concentrado de peróxido de hidrogénio ou peróxido de carbamida, que é aplicado aos dentes. Este gel funciona quebrando-se em moléculas de oxigénio, que então penetram no esmalte (a cobertura dura do dente) e na dentina, que é a camada logo abaixo do esmalte, para quebrar as manchas.

Diferença entre o clarear no consultório odontológico e o clarear em casa

O clarear dental profissional produzirá resultados imediatos. Isso porque os profissionais de odontologia usarão uma concentração maior de produto clareador. “Se fizer no consultório, chegará onde quer instantaneamente. Se fizer em casa, também poderá chegar lá. Mas pode levar várias semanas”.

Consumo de café e vinho

“Não importa qual é o sistema de clarear que se usa, se ainda estiver a tomar café, especialmente café preto, ou vinho tinto ou comer frutas vermelhas ou qualquer coisa que tenha um efeito de coloração nos dentes, esqueça”, referiu o especialista. Uma vez clareados, os dentes tornam-se mais porosos por uma ou duas semanas, e aqueles alimentos de cor escura continuarão manchar.

Clarear como substituto do escovar

“Clarear os dentes não deve impedir o escovar, usar fio dental e consultar o dentista a cada seis meses”, referiu Ronald Perry. Na verdade, escovar é a primeira defesa contra manchas. “Escovar os dentes é provavelmente a maneira mais fácil de deixá-los mais brancos. Escovar remova a película e remove as bactérias.”

Clarear diariamente

Corre o risco de danos que não podem ser revertidos se clarear os dentes todos os dias e a mesma a coisa pode acontecer se combinar métodos de clarear, como usar tiras de clarear e depois escovar com bicarbonato de sódio ou carvão, que são abrasivos.

Deixar o produto durante muito tempo

“Não funciona assim”, afirmou Perry. Se deixar um produto clareador durante mais tempo do que o recomendado, a solução clareadora simplesmente decompõem-se e tornar-se-á ineficaz.

Métodos “naturais” de clarear de dentes divulgados na internet

O especialista referiu que não recomendaria a maioria dos truques de clarear que se podem encontrar online. Alguns usam cascas de laranja ou limão, ou vinagre de cidra, que são muito ácidos e podem causar muita sensibilidade, especialmente se tiver um dente rachado ou se ranger os dentes. Outros envolvem bicarbonato de sódio, sal marinho ou carvão, que são muito abrasivos.

Esfregar os dentes com cascas de banana

Isso não vai clarear os dentes de modo nenhum, embora não seja tão perigoso quanto as substâncias mencionadas já citadas. “A pior coisa que pode acontecer é que se não escovar os dentes, então está apenas a convidar cáries ou placa bacteriana dos pedaços de banana.”

Cremes dentais para clarear

Alguns contêm peróxido, que em teoria pode ajudar no clarear. Mas, “tem que ter o peróxido em contato com a boca durante mais de dois minutos — o tempo de escovar recomendado — para fazer qualquer coisa”. Ora, a maioria das pessoas escova os dentes apenas durante 30 segundos.

O que pode interferir no clarear

“Se já tem coroas, estas não vão clarear” e “então pode ter dentes muito brancos, mas as coroas vão parecer muito mais escuras.”

Certos medicamentos, como os que afetam a cor dos dentes ou causam boca seca, podem interferir no processo de clarear. E a descoloração por certas causas, como tomar alguns antibióticos no início da vida, não vai embora.

Escolher o melhor tom para os dentes

Não existe um padrão, porque algumas pessoas têm dentes brancos que parecem quase falsos, e para outras pessoas isso é beleza.