Aliviar a comichão na pele com os cinco conselhos de dermatologista

Aliviar a comichão na pele com os cinco conselhos de dermatologista
Aliviar a comichão na pele com os cinco conselhos de dermatologista

A comichão ou prurido na pele pode ser irritante, especialmente uma comichão que não passa. Existem muitas causas potenciais para comichão na pele, como doenças comuns da pele, como eczema, herpes zoster ou zona, urticária, psoríase ou picadas de insetos, ou pode ser um sinal de uma doença contagiosa, como sarna ou micose. Embora essas causas possam significar uma visita a um médico dermatologista, existem opções de podem ser realizadas em casa para aliviar a comichão.

“O nosso primeiro instinto é coçar aquela comichão incómoda, mas, na realidade, isso pode piorar as coisas ao irritar ainda mais a pele”, disse Susan Massick, dermatologia na Ohio State University, EUA. “Toda a gente sente comichão na pele de vez em quando, mas o alívio pode ser possível seguindo alguns passos fáceis em casa.”

Para ajudar a aliviar a comichão na pele a dermatologista Susan Massick e a Academia Americana de Dermatologia recomendam seguir os seguintes conselhos:

Aplicar uma toalha húmida e fria na pele com comichão durante 5 a 10 minutos ou até que a comichão desapareça.

Tomar um banho morno de aveia coloidal. Isso pode acalmar a pele, especialmente se a causa da comichão for varicela, urticária, hera venenosa ou queimadura de sol.

Aplicar um hidratante “sem fragrância” quando a pele ainda estiver húmida após o banho ou sempre que coçar. Sabonetes, detergentes e outros produtos também podem ser usados, desde que sem fragrância, pois a fragrância pode irritar a pele.

Se o hidratante não aliviar a comichão, aplicar um agente refrescante, como mentol ou calamina. Também pode tentar um creme ou gel de venda livre que contenha pramoxina, um analgésico tópico. Às vezes, mantê-los no frigorífico também ajuda.

Usar roupas largas de algodão. As roupas ajudam a manter-se fresco e não irritam a pele, como lã e outros tecidos ásperos podem fazer.

Evitar mudanças extremas de temperatura, pois podem piorar a comichão. Mantenha a casa fresca durante o verão e use um umidificador e evitar calor alto no inverno.

“Se não encontrar alívio após tentar esses conselhos caseiros, ou se notar mudanças na sua pele, como vermelhidão, inchaço, erupção cutânea, caroços ou feridas, um médico dermatologista pode diagnosticar a condição subjacente”, disse Susan Massick.

“Frequentemente, a comichão pode ter mais de uma causa, e juntos podemos trabalhar em direção a um plano de tratamento que ofereça os melhores resultados, pele mais saudável e, finalmente, alívio dos sintomas”, acrescentou a dermatologista.