A Chips Joint Undertaking (Chips JU) abriu, hoje, 24 de setembro de 2024, concursos para apoiar iniciativas de investigação e inovação em semicondutores. Trata-se da primeira iniciativa em tecnologias quânticas e tem como objetivo aumentar o investimento em chips quânticos para computação e deteção.
Prevê-se que o financiamento da União Europeia (UE) para este convite, no valor de 65 milhões de euros, seja igualado pelos estados participantes da Chips JU.
Um financiamento que faz parte do investimento de 200 milhões de euros da UE em chips quânticos previsto no âmbito da Chips JU durante os próximos três anos.
A Chips JU irá selecionar projetos para o desenvolvimento e fabrico de tecnologias quânticas para aumentar a inovação na Europa e abrir caminho para o estabelecimento de uma cadeia de fornecimento de fabrico de chips quânticos na Europa.
As aplicações no mundo real dos chips quânticos incluem a resolução de problemas complexos de otimização na logística e na gestão da cadeia de abastecimento, a aceleração da descoberta de medicamentos através de simulações moleculares, o reforço da cibersegurança com métodos avançados de encriptação e a melhoria da inteligência artificial e dos algoritmos de aprendizagem automática.