O senador americano Ben Cardin, presidente do Comité de Relações Exteriores do Senado, EUA, apresentou o “Belarus and Russia Democratic Governance during Exile” Act, após as boas-vindas a Vladimir Kara-Murza, “um proeminente líder da oposição democrática russa” que foi recentemente libertado após dois anos e meio de prisão por se opor à guerra da Rússia na Ucrânia.
No evento, “Set Them Free: Recognizing Vladimir Kara-Murza and Prisoners of the Kremlin”, o senador Ben Cardin reafirmou o compromisso de defender as centenas de “prisioneiros do Kremlin”, russos, bielorrussos e ucranianos que se consideram injustamente presos e apoiar os que trabalham pela democracia na Rússia e na Bielorrússia.
Informações disponíveis indicam que após o início da guerra da Rússia contra a Ucrânia e a eleição fraudulenta de 2020 na Bielorrússia, “centenas de milhares de russos e bielorrussos fugiram de suas casas”. O “Belarus and Russia Democratic Governance during Exile” Act tem como objetivo apoiar russos e bielorrussos exilados que continuam a promover a democracia nos seus países de origem.
Estes indivíduos enfrentam vários desafios, incluindo status legal no exílio, segurança física e acesso restrito a médias sociais e plataformas de tecnologia essenciais para o envolvimento com os cidadãos dos seus paises. O projeto de lei orienta o Departamento de Estado a explorar a criação de uma unidade dedicada para lidar com estes desafios, garantindo que “esses campeões da democracia possam fazer seu trabalho importante com segurança e eficácia.”
Além disso, a legislação deverá autorizar o financiamento para reforçar a sociedade civil russa e a media independente, incluindo veículos de notícias apoiados pelos EUA que fornecem “informações verdadeiras ao público de língua russa sobre a guerra ilegal de Putin contra a Ucrânia. O projeto de lei também codifica sanções relacionadas à Rússia, pedindo responsabilização contínua pelos crimes de guerra de Putin e aumenta a conscientização sobre os perigos de viajar para a Rússia.”
“Esta semana, testemunhei a coragem e a resiliência dos democratas russos em primeira mão quando dei as boas-vindas a Vladimir Kara-Murza de regresso à liberdade”, disse presidente do Comité de Relações Exteriores do Senado. “Autocratas como Vladimir Putin e Aleksandr Lukashenka temem pessoas como ele. Os democratas russos e bielorrussos não querem que façamos o trabalho deles por eles, mas precisam de ajuda para remover as barreiras que estão em seu caminho. Este projeto de lei deixa claro que os Estados Unidos estão com os bravos russos e bielorrussos que resistem à repressão e os heroicos ucranianos que defendem sua pátria do ataque contínuo de Putin.”