Vacina contra gripe em spray nasal para autoadministração aprovada nos EUA

A Food and Drug Administration dos EUA aprovou a FluMist para autoadministração ou por cuidador de saúde. A FluMist é aprovada para a prevenção da gripe causada pelos subtipos A e B do vírus influenza em indivíduos de 2 a 49 anos de idade.

Vacina contra gripe em spray nasal para autoadministração aprovada nos EUA
Vacina contra gripe em spray nasal para autoadministração aprovada nos EUA

A FluMist é pulverizada no nariz e tem sido usada com segurança e eficácia já alguns anos. Foi inicialmente aprovada pela FDA em 2003 para uso em indivíduos de 5 a 49 anos de idade e, em 2007, a FDA aprovou o uso da FluMist para incluir crianças de 2 a 5 anos de idade. É a primeira vacina para prevenir a gripe, que não precisa ser administrada por um profissional de saúde.

“A aprovação de hoje da primeira vacina contra a gripe para autoadministração ou administração por um profissional de saúde fornece uma nova opção para receber uma vacina contra a gripe sazonal segura e eficaz, potencialmente com maior conveniência, flexibilidade e acessibilidade para indivíduos e famílias”, disse Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA.

“Ser vacinado por cada ano é a melhor maneira de prevenir a gripe” referiu Peter Marks, e que “pode resultar em complicações sérias, incluindo hospitalização e morte. Esta aprovação adiciona outra opção para vacinação contra a doença da gripe”.

A gripe é uma doença respiratória comum e contagiosa causada pelos vírus influenza que normalmente circulam durante o outono e o inverno. A gripe pode levar de doenças leves a graves com uma série de sintomas que geralmente aparecem repentinamente, como dores no corpo, febre, tosse, dor de garganta, cansaço e nariz entupido ou com corrimento.

A gripe pode ser fatal e causar complicações sérias que podem levar à hospitalização ou morte, principalmente em grupos de alto risco, como idosos, crianças de menos idade e pessoas com certas condições médicas crónicas.

Cada temporada de gripe é diferente e os impactos à saúde podem ser substanciais e variar amplamente de estação para estação, com algumas temporadas de gripe a serem piores do que outras.

Dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, nos EUA, indicam que a gripe resultou em cerca de 9,3 milhões a 41 milhões de doenças, 100.000 a 710.000 hospitalizações e 4.900 a 51.000 mortes anualmente entre 2010 e 2023. Atualmente há várias vacinas aprovadas e que estão disponíveis a cada temporada para prevenir a gripe.

A FluMist contém uma forma enfraquecida de estirpes vivas do vírus influenza e é pulverizada no nariz. Ainda é necessária uma receita médica para receber a FluMist, mas agora, há duas opções aprovadas para receber a FluMist. A vacina pode ser administrada por um profissional de saúde num ambiente de assistência médica (incluindo uma farmácia) ou pode ser administrada pelo recetor da vacina ou por um cuidador que tenha 18 ou mais anos de idade.

Os efeitos colaterais mais comumente relatados da FluMist são febre acima de 37 graus Celcius em crianças de 2 a 6 anos de idade, corrimento e congestão nasal em indivíduos de 2 a 49 anos de idade e dor de garganta em adultos de 18 a 49 anos de idade.