Os Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos da América e o Alto Representante da União Europeia, reunidos em Itália, em declaração conjunta condenam a exportação do Irão e a aquisição de mísseis balísticos iranianos pela Rússia.
Para os Ministros do G7 “a evidência de que o Irão continuou a transferir armas para a Rússia, apesar dos repetidos apelos internacionais para parar, representa uma nova escalada do apoio militar do Irão à guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia. A Rússia tem utilizado armamento iraniano, como os VANT, para matar civis ucranianos e atacar as suas infraestruturas críticas. A agressão da Rússia constitui uma violação flagrante do direito internacional, incluindo a Carta das Nações Unidas.”
“O Irão deve cessar imediatamente todo o apoio à guerra ilegal e injustificável da Rússia contra a Ucrânia e suspender essas transferências de mísseis balísticos, VANT e tecnologia relacionada, que constituem uma ameaça direta ao povo ucraniano, bem como à segurança europeia e internacional de forma mais ampla”, declararam os Ministros do G7.
Os Ministros referem que pretendem “responsabilizar o Irão pelo seu apoio inaceitável à guerra ilegal da Rússia na Ucrânia, que mina ainda mais a segurança global”, e acrescentam que já estão a responder “com medidas novas e significativas”.