O Alto Representante da União Europeia, Josep Borell, declarou que a União Europeia condena veementemente a recente transferência de mísseis balísticos de fabrico iraniano para a Rússia.
Para a União Europeia “esta transferência constitui uma ameaça direta à segurança europeia e representa uma escalada material substantiva do fornecimento de veículos aéreos não tripulados (VANT) e munições iranianas, que a Rússia tem utilizado na sua guerra ilegal de agressão contra a Ucrânia”.
Uma transferência que “ocorre no meio dos mais recentes ataques da Rússia contra a Ucrânia, incluindo com mísseis balísticos e drones”, em que o objetivo foi atingir as infraestruturas energéticas críticas. “Os mísseis balísticos iranianos poderão agora ser utilizados para causar mais sofrimento e destruição na Ucrânia”.
A União Europeia tem vindo a pronunciar-se contra o envolvimento do Irão na guerra da Rússia e “advertiu reiterada e veementemente o Irão contra as transferências de mísseis balísticos para a Rússia.”
Josep Borell declarou que a “União Europeia responderá rapidamente e em coordenação com os parceiros internacionais, nomeadamente com novas e significativas medidas restritivas contra o Irão, incluindo a designação de indivíduos e entidades envolvidas nos programas de mísseis balísticos e de drones do Irão, e, neste contexto, está a considerar medidas restritivas como no setor da aviação do Irão.”
Entretanto o Irão tem vindo a negar que tenha procedido a qualquer transferência de misseis para a Rússia.