Com o início da temporada de gripe a aproximar-se e os casos de COVID-19 a aumentar, um inquérito a nível dos EUA pela The Ohio State University Wexner Medical Center revela hesitação em relação às vacinas neste outono de 2024. Os novos dados surgem no momento em que a vacina contra a gripe deste ano é lançada e após a aprovação do FDA (Agência do Medicamento dos EUA) de um conjunto atualizado de vacinas contra a COVID-19.
O inquérito nacional com 1.006 pessoas descobriu que mais de um terço, ou seja 37%, tomou vacinas no passado, mas não planeja fazê-lo este ano. A mesma percentagem de entrevistados disse que não precisa de nenhuma das vacinas tratadas no inquérito, incluindo a gripe, COVID-19, pneumocócica e vírus sincicial respiratório (VSR).
Alguns dos resultados do estudo:
■ Uma pequena maioria de 56% de adultos já tomou ou planeia tomar a vacina contra a gripe neste outono.
■ Menos da metade, ou 43%, tomou ou planeia tomar a vacina contra a COVID-19.
■ Adultos com 65 anos ou mais são os mais propensos a receber as vacinas recomendadas.
“Estamos no início da temporada de vírus respiratórios, quando tem a ameaça tripla de gripe, COVID-19 e VSR. Infelizmente, há muita desinformação sobre vacinas, mas a realidade é que elas são seguras e altamente eficazes na prevenção de doenças graves e morte.
Adultos mais velhos, pessoas com certas condições médicas crónicas e aquelas que estão grávidas estão especialmente em risco durante a temporada de vírus respiratórios”, disse Nora Colburn, diretora médica de epidemiologia clínica no Richard M. Ross Heart Hospital da Ohio State.
Vacinas recomendadas pelos Centros de Controlo de Doenças, dos EUA
■ Gripe: A vacinação anual é recomendada para todas as pessoas com 6 meses ou mais.
■ COVID-19: A vacinação atualizada é recomendada para todas as pessoas com 6 meses ou mais.
■ VSR: Todas as pessoas com 75 anos ou mais, adultos de 60 a 74 anos com risco aumentado de doença grave e gestantes entre 32 e 36 semanas, de setembro a janeiro.
■ Pneumocócica: Todos com menos de 5 anos e com 65 anos ou mais. Além disso, a vacinação é recomendada para crianças e adultos com risco aumentado de doença grave.
“As vacinas desempenham um papel crítico em ajudar a manter indivíduos e comunidades saudáveis. Outras coisas que pode fazer é ficar em casa quando estiver doente, evitar aqueles que estão doentes e usar uma máscara se não estiver a sentir-se bem e sair de casa. Todas essas coisas podem ajudar a evitar que fique doente e espalhe a doença para outras pessoas”, disse Nora Colburn.