Depois de no passado dia 1 de setembro de 2024 se ter iniciado uma campanha de vacinação contra a poliomielite na Faixa de Gaza, Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que nos primeiros três dias, já foram vacinadas mais de 187.000 crianças com idades até 10 anos, no centro de Gaza.
O Diretor-Geral da OMS referiu que as famílias estão ansiosas em participar, e ajudam as equipas de vacinação indicando crianças próximas que também deveriam ser vacinadas. Uma atitude que leva o responsável da OMS a afirmar que é esperado um número de vacinações superior ao previsto.
Para o sucesso da campanha Tedros Adhanom Ghebreyesus, quatro locais fixos vão continuar a oferecer a vacinação contra a poliomielite pelos próximos três dias no centro de Gaza para garantir que nenhuma criança seja esquecida.
Diretor-Geral da OMS indica, também, que estão a ser fornecidos suprimentos e treino aos profissionais de saúde em áreas não cobertas pela pausa humanitária para garantir que as crianças nessas áreas também estejam protegidas.