A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) lança um curso inovador de curta duração sobre Inteligência Artificial em Saúde. A formação tem a duração de dois meses e os alunos podem candidatar-se Bolsas de incentivo à Qualificação/Atualização de competências no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O curso, eminentemente prático decorre em formato presencial, a começar em outubro e prolonga-se até dezembro, de 2024. Ao longo dos dois meses, o curso faz uma abordagem interdisciplinar que combina os fundamentos da inteligência artificial (IA) com aplicações práticas no setor da saúde.
Os destinatários do curso são os gestores de saúde, profissionais de saúde e cientistas de dados interessados neste setor, que pretendam aprofundar os conceitos e aplicabilidade da IA, tornando-a capaz de transformar diagnósticos, tratamentos e a gestão de cuidados de saúde.
“Queremos que, durante esta formação, os alunos participem em discussões éticas e experiências práticas para se prepararem para um futuro na vanguarda da inovação em saúde, onde poderão liderar as soluções em saúde impulsionadas pela IA. Com este modelo prático, pretende-se conseguir uma compreensão básica da ciência de dados e da IA na saúde, desenvolver estratégias, modelos e soluções com vista à adoção de tecnologia centrada no utilizador e implementar e gerir projetos de IA na área da saúde, com forte caráter colaborativo”, referiu Teresa Magalhães, coordenadora da formação e professora da ENSP NOVA, citada em comunicado da Escola.
“A ENSP NOVA tem promovido, ao longo de mais de cinco décadas, a formação de uma massa crítica de profissionais altamente diferenciados e temos liderado, através dos nossos professores, investigadores e alunos, um conjunto de projetos transformadores dos sistemas de saúde. Os desafios presentes e futuros exigem uma adaptação ágil das competências dos profissionais, sendo a IA central neste caminho”, afirmou Sónia Dias, diretora da ENSP NOVA, também citada em comunicado.
Sónia Dias acrescentou: “A ENSP NOVA conta com um portefólio completo e atualizado que garante que os nossos alunos estão preparados para implementar no terreno as mudanças necessárias para que contemos com sistemas de saúde de grande qualidade”.
A ENSP NOVA indica que ao longo do plano do curso, vão ser abordados temas como os princípios da Ciência de Dados e Big Data em Saúde, a Inteligência Artificial em Saúde bem como machine learning e deep learning. A visão computacional, GeoAI, EdgeAI, design centrado no utilizador, gestão de projetos em IA em saúde são outros dos temas que fazem parte da formação, que abordará ainda as considerações éticas, os potenciais riscos e os desafios na implementação de IA na área da saúde.
O lançamento do curso pela ENSP NOVA vem complementar e reforçar a oferta da Escola na área da transformação digital e da saúde digital. Atualmente a ENSP NOVA já oferece uma Pós-Graduação em Digital Health e cursos de curta duração nas áreas, como Fundamentos de Data Science.