A agência do medicamento – Food and Drug Administration (FDA), dos EUA aprovou e concedeu autorização de uso emergencial a vacinas de mRNA COVID-19 atualizadas para 2024-2025, que incluem um componente monovalente que corresponde à variante Omicron KP.2 do SARS-CoV-2.
As vacinas de mRNA COVID-19 foram atualizadas para atingir as variantes atualmente em circulação e fornecer melhor proteção contra consequências graves da COVID-19, incluindo hospitalização e morte.
“A vacinação continua a ser a pedra angular da prevenção da COVID-19”, afirmou Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA. “Estas vacinas atualizadas atendem aos rigorosos padrões científicos da agência para segurança, eficácia e qualidade de fabrico. Dada a imunidade decrescente da população devido à exposição anterior ao vírus e à vacinação anterior, encorajamos fortemente aqueles que são elegíveis a considerar receber uma vacina atualizada contra a COVID-19 para fornecer melhor proteção contra as variantes que circulam atualmente.”
As vacinas de mRNA contra a COVID-19 atualizadas incluem a Comirnaty e a Spikevax, ambas aprovadas para indivíduos com 12 anos de idade ou mais, e a vacina Moderna contra a COVID-19 e a vacina Pfizer-BioNTech contra a COVID-19, ambas autorizadas para uso emergencial para indivíduos de 6 meses a 11 anos de idade.
Uso das vacinas
Indivíduos não vacinados de 6 meses a 4 anos de idade são elegíveis para receber três doses da vacina Pfizer-BioNTech COVID-19 atualizada e autorizada ou duas doses da vacina Moderna COVID-19 atualizada e autorizada.
Indivíduos de 6 meses a 4 anos de idade que já foram vacinados contra a COVID-19 são elegíveis para receber uma ou duas doses das vacinas atualizadas e autorizadas da Moderna ou da Pfizer-BioNTech contra a COVID-19 (o momento e o número de doses a serem administradas dependem da vacina anterior contra a COVID-19 recebida).
Indivíduos de 5 a 11 anos de idade, independentemente de vacinação anterior, são elegíveis para receber uma única dose das vacinas atualizadas e autorizadas da Moderna ou da Pfizer-BioNTech contra a COVID-19; se vacinados anteriormente, a dose é administrada pelo menos 2 meses após a última dose de qualquer vacina contra a COVID-19.
Indivíduos com 12 anos de idade ou mais são elegíveis para receber uma única dose da vacina atualizada e aprovada Comirnaty ou da vacina atualizada e aprovada Spikevax; se previamente vacinados, a dose é administrada pelo menos 2 meses após a última dose de qualquer vacina contra a COVID-19.
Doses adicionais são autorizadas para certos indivíduos imunocomprometidos com idades entre 6 meses e 11 anos, conforme descrito nas fichas informativas da vacina Moderna COVID-19 e da vacina Pfizer-BioNTech COVID-19.
Efeitos colaterais das vacinas
Indivíduos que recebem uma vacina de mRNA COVID-19 atualizada podem apresentar efeitos colaterais semelhantes aos relatados por indivíduos que receberam vacinas de mRNA COVID-19 anteriormente e conforme descrito nas respetivas informações de prescrição ou fichas técnicas. Espera-se que as vacinas atualizadas forneçam proteção contra a COVID-19 causada pelas variantes atualmente em circulação. Salvo o surgimento de uma variante marcadamente mais infeciosa do SARS-CoV-2, a FDA prevê que a composição das vacinas COVID-19 precisará ser avaliada anualmente, como ocorre com as vacinas contra a gripe sazonal.
A aprovação da Comirnaty (Vacina COVID-19, mRNA) (Fórmula 2024-2025) foi concedida à BioNTech Manufacturing GmbH. A emenda EUA para a Vacina Pfizer-BioNTech COVID-19 (Fórmula 2024-2025) foi emitida para a Pfizer Inc.
A aprovação da Spikevax (vacina contra a COVID-19, mRNA) (fórmula 2024-2025) foi concedida à ModernaTX Inc. e a emenda da EUA para a vacina contra a COVID-19 da Moderna (fórmula 2024-2025) foi emitida à ModernaTX Inc.