Feira do Livro do Porto com homenagem ao poeta Eugénio de Andrade

Feira do Livro do Porto com homenagem ao poeta Eugénio de Andrade
Feira do Livro do Porto com homenagem ao poeta Eugénio de Andrade. Foto: CMPorto

A 11.ª edição da Feira do Livro do Porto de 23 de agosto a 8 de setembro apresenta em 2024 um conjunto de iniciativas onde se destacam 16 conversas, 15 sessões especiais de poesia e humor, quatro sessões de cinema, 21 concertos, sete apresentações de livros e mais de 50 atividades para bebés, infantojuvenis e para famílias. As letras, sons e imagens vão encher os diferentes espaços dos Jardins do Palácio de Cristal.

As 115 editoras, livreiros e alfarrabistas distribuídos pela Avenida das Tílias, e as mais de cem atividades previstas para os próximos 17 dias vão criar uma atmosfera rica em cultura.

No fim-de-semana assinala-se o arranque do festival literário, e haverá mais de duas dezenas as atividades ao dispor dos visitantes, que serão convidados, por exemplo, a relembrar a vida e obra de Eugénio de Andrade e a assistir aos concertos de Gisela João e Tiago Nacarato.

Assim, no sábado, dia 24 de agosto, pelas 15 horas, o nome de Eugénio de Andrade será imortalizado na Avenida das Tílias. Com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o momento marca o arranque de um conjunto de iniciativas dedicadas à memória de um poeta que, não sendo do Porto, fez do Porto a sua casa e fonte de inspiração durante mais de cinco décadas.

A evocação de Eugénio de Andrade, galardoado com o prémio Camões em 2001, tem lugar pelas 16 horas, com a conversa “Arco e Flecha: Temas de Eugénio Hoje”. O Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) recebe Elisabete Marques, Inês Lourenço, Ricardo Marques e Rosa Maria Martelo, que se propõem a refletir, numa conversa moderada pela investigadora Joana Meirim, sobre a intemporalidade da obra do poeta, analisando temas-chaves da sua poesia à luz da atualidade.

No domingo, dia 25 de agosto, também no Auditório da BMAG, às 16 horas, a sessão “A Suprema Festa da Língua: Eugénio de Andrade e a Poesia como Tradição/Tradução” reúne figuras emergentes do panorama literário nacional para evocar as influências nacionais e internacionais do autor homenageado, bem como a relação estabelecida pelo poeta com os seus “mestres”.

Além da transmissão do documentário “Eugénio de Andrade, Coração Habitado”, com a presença do criador e guionista Arnaldo Saraiva – é inaugurado, no dia 24 de agosto, às 21 horas, o ciclo “A poesia de Eugénio e o cinema” –, o diálogo sobre o legado de Eugénio de Andrade com outras formas de expressão artística fica patente em duas exibições inauguradas no âmbito da Feira do Livro do Porto.

“Post Scriptum sobre a Alegria”, inaugurada a 23 de agosto, permite um primeiro olhar sobre a coleção de arte de Eugénio, composta por mais de uma centena de obras, livros de artista e edições limitadas. Com curadoria de Jorge Sobrado e Rita Roque, a exposição, que parte do espólio de manuscritos e obras anotadas recentemente adquirido pelo Município a José da Cruz Santos, editor e amigo do poeta, pode ser vista no Gabinete Gráfico da BMAG até 22 de setembro.