Museus e Monumentos de Portugal abre concursos internacionais para diretores

Museus e Monumentos de Portugal abre concursos internacionais para diretores
Museus e Monumentos de Portugal abre concursos internacionais para diretores. Foto: Rosa Pinto

A Museus e Monumentos de Portugal anunciou o lançamento de concursos internacionais para a seleção de novos Diretores do Laboratório José de Figueiredo, Museu de Alberto Sampaio e do Paço dos Duques e Castelo de Guimarães.

Os mandatos dos diretores serão exercidos em regime de comissão de serviço com a duração de 3 anos (2024-2027), podendo ser renováveis por períodos de 3 anos.

Conforme definido no Regulamento, os mandatos serão exercidos em regime de comissão de serviço com a duração de três anos, renovável por iguais períodos.

De acordo com o Regulamento podem candidatar-se ao concurso indivíduos com grau académico de licenciatura, com nacionalidade portuguesa ou estrangeira, que possuam conhecimentos e competências sólidas na área da museologia ou na área patrimonial, e com aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e gestão.

Na seleção dos candidatos são também valorizados outros requisitos, como a fluência em língua portuguesa e inglesa e a experiência de conceção e execução de programas orientados para a internacionalização.

Os júris dos concursos, designados pelo Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, incluem personalidades nacionais e estrangeiros, como académicos, investigadores e especialistas nas áreas da cultura, património e museologia, assim como representantes de associações profissionais do setor.

A escolha do Júris a quem competirá a avaliação dos candidatos resulta de um trabalho de colaboração entre a Museus e Monumentos de Portugal, a APOM – Associação Portuguesa de Museologia, o ICOM – Conselho Internacional de Museus, o ICOMOS – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios e a ARP – Associação Profissional de Conservadores-restauradores de Portugal.

Os interessados devem apresentar as candidaturas em português ou inglês, de 5 de agosto a 4 de setembro de 2024, conforme critérios definidos, e submetidas exclusivamente por via eletrónica. A fase de seleção prévia inicia-se após o encerramento do período de candidaturas e decorre no prazo de 30 dias corridos, sendo admitidos, no máximo, cinco candidatos à fase de entrevistas.