A International Airlines Group (IAG), uma empresa holding de aviação, rescindiu o acordo com a Globalia em que pretendia adquirir o controlo exclusivo da Air Europa. A IAG possui várias companhias aéreas, incluindo a Iberia e a Vueling, e é a maior operadora aérea da Espanha. A Air Europa é a terceira maior companhia aérea da Espanha.
Sobre a transação proposta em 24 de janeiro de 2024 a Comissão Europeia abriu uma investigação aprofundada e enviou uma Declaração de Objeções à IAG em 26 de abril de 2024. Até ao abandono da transação pela IAG, as empresas não foram capazes de abordar adequadamente as preocupações de concorrência identificadas pela Comissão Europeia.
“A IAG e a Air Europa são companhias aéreas líderes na Espanha. Dos hubs em Madrid são as principais provedoras de conectividade dentro da Espanha e entre a Espanha, o resto da Europa e as Américas”, referiu a vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, responsável pela política de concorrência.
A Comissária europeia indicou: “Analisamos atentamente o impacto da transação na concorrência, especialmente nas rotas em que voos alternativos são limitados. A nossa análise aprofundada indicou que a fusão teria afetado negativamente a concorrência em um grande número de rotas domésticas, de curta e longa distância dentro, para e da Espanha, nas quais as duas companhias aéreas competem de perto.”
A preocupação da Comissão Europeia assentava nos receios da transação ter “efeitos adversos para os passageiros – clientes empresariais e consumidores – em termos de aumento de preços ou redução da qualidade dos serviços”. Para a Comissão Europeia as soluções apresentadas pela IAG, levando em consideração os resultados do teste de mercado, “não abordaram totalmente nossas preocupações com a concorrência.”
“Esta é a segunda vez que a Comissão foi solicitada a avaliar a aquisição da Air Europa pela IAG sob as regras de controlo de fusões da UE, após a primeira tentativa ter falhado em 2021 devido às preocupações da Comissão com a concorrência. A Air Europa está hoje numa posição mais forte do que em 2021, então o desafio de identificar soluções adequadas foi ainda maior do que em 2021”, conclui Margrethe Vestager.