A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) pretende atribuir 16 bolsas a estudantes que ingressem em cursos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. O critério de atribuição assenta no mérito reconhecido no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2024/25.
“As Bolsas de Mérito Mais destinam-se aos estudantes com a média de entrada mais elevada nos cursos elegíveis para este apoio e vão ser atribuídas no ano letivo de 2024/25. São mais um motivo para que os candidatos ao Ensino Superior encontrem o seu lugar na UTAD”, referiu o reitor da UTAD, Emídio Gomes, citado em comunicado da instituição.
A bolsa para 2024/2025 é de 750 euros, mas a mesma pode vir a ser renovada nos anos seguintes se a condição de excelência se vier a manter. Uma bolsa que pode ser atribuída aos melhores candidatos das licenciaturas em engenharia agronómica, engenharia e biotecnologia florestal, engenharia zootécnica, enologia, ciências da nutrição, genética e biotecnologia, comunicação e multimédia, design sustentável, engenharia eletrotécnica e de computadores, engenharia física, engenharia informática, matemática aplicada e ciência de dados, enfermagem, ciências biomédicas, cultura e transformação digital, bem como a candidatos ao mestrado integrado em medicina veterinária.
Os estudantes poderão submeter as candidaturas às bolsas de mérito demonstrado no acesso ao Ensino Superior através do Concurso Nacional de Acesso de 2024/25 logo que efetivem a sua inscrição no respetivo curso.
A atribuição das bolsas que têm financiamento através do PRR num investimento superior a 250 mil euros, inserem-se no projeto “Impulso Jovens STEAM” na UTAD, que, nesta fase, prevê também a atribuição de 15 bolsas de mérito demonstrado no desempenho académico num 1.º ciclo de estudos STEAM da UTAD durante o ano letivo 2023/2024.