Museu de Aveiro / Santa Joana vai ter nova identidade visual

Museu de Aveiro / Santa Joana vai ter nova identidade visual
Museu de Aveiro / Santa Joana vai ter nova identidade visual. Foto: Rosa Pinto

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresenta, no dia 1 de agosto de 2024 a nova identidade visual do Museu de Aveiro / Santa Joana, que tem por base a história da Princesa Santa Joana, padroeira da Cidade, e tem particular referência às três coroas negadas pela monarca ao longo da sua vida.

O palco do evento está marcado para o Claustro Antigo do museu. Está indicada a presença do Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, e do Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.

“No ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura e no dia em que se assinalam nove anos desde que a Câmara assumiu a gestão do Museu de Aveiro / Santa Joana, comemoramos e honramos a padroeira da Cidade, Santa Joana, Princesa, com uma nova imagem, que celebra a Cultura e a Identidade do Museu, da Princesa e da Cidade de Aveiro”, afirmou Ribau Esteves, citado em comunicado.

De lembrar que a apresentação da nova imagem do museu ocorre na mesma altura em que se celebram os 552 anos da chegada da Princesa Santa Joana a Aveiro, vinda de Lisboa, que se assinalam a 4 de agosto.

O Museu de Aveiro / Santa Joana está instalado, desde 1911, no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina. Fundado em 1461, é um dos mais antigos conventos de Aveiro e recebeu D. Joana, filha do rei Afonso V, em 1472. Foi neste convento que a princesa levou uma vida de santidade, o que conduziria à sua beatificação em 1693. O prestígio do convento ficou assim definitivamente associado à presença da Princesa Santa Joana e ao seu culto religioso.

Um museu que reflete a vivência da comunidade das freiras ao longo de cerca de quatro séculos, com diferentes estilos arquitetónicos. O museu alberga um dos mais valiosos patrimónios da arte religiosa em Portugal, do século XV ao século XX, com ênfase para o período barroco.

Das obras destaca-se o retrato da Princesa Joana e o seu túmulo, assim como a Igreja de Jesus. Facies Christi, uma peça de Cristo crucificado, instalada no Coro Alto do Museu de Aveiro / Santa Joana, é também uma icónica escultura em que o Rosto aparenta de um lado estar sorridente e do outro triste.