Jovens bailarinos no palco do Teatro Aveirense e exibição do filme Rebento

Jovens bailarinos no palco do Teatro Aveirense e exibição do filme Rebento
Jovens bailarinos no palco do Teatro Aveirense e exibição do filme Rebento. Foto: DR

Jovens de escolas de dança de todo o País apresentam as peças Kaash e BETWEEN OUTSIDE AND ME, num espetáculo do programa Território VII, dos Estúdios Victor Córdon, e que integra a programação da Capital Portuguesa da Cultura.

Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura, recebe o espetáculo da sétima edição do Território, um programa de dança contemporânea para jovens bailarinos, com peças dos coreógrafos Akram Khan e Jermaine Spivey. A apresentação terá lugar no dia 23 de julho, às 21h30, no Teatro Aveirense.

Integrado na programação de Aveiro 2024, o espetáculo conta com um excerto de Kaash, uma das mais conhecidas coreografias do britânico-bangladechiano Akram Khan. A peça, que estreou em 2002 e cujo nome em hindu significa “se ao menos”, junta a dança contemporânea ao kathak (dança clássica indiana), explorando elementos do deus hindu Shiva.

A apresentação inclui também BETWEEN OUTSIDE AND ME, do coreógrafo e bailarino norte-americano Jermaine Spivey, que foi membro do Ballet Gulbenkian e que é atualmente artista associado da Opera Ballet Vlaanderen. A obra tem por objetivo retirar os bailarinos da sua zona de conforto, mental e fisicamente, através de múltiplas tarefas a serem realizadas sem descanso.

Será ainda exibido o filme Rebento, uma obra de João Sanchez, de 26 anos, que aborda o tema da repetição. O realizador venceu, em 2023, o prémio Território | Estúdios Victor Córdon, na categoria de Melhor Realizador Nacional, no festival InShadow — Lisbon ScreenDance Festival.

Criado pelos Estúdios Victor Córdon, Território é um programa destinado a bailarinos entre os 14 e os 18 anos de escolas de dança de todo o País. Os jovens passam por um processo de seleção e de audição para integrarem o espetáculo.

A iniciativa convida, todos os anos, um coreógrafo consagrado e um emergente para partilharem as suas obras. Ao longo das várias temporadas, o programa Território já acolheu mais de 80 jovens do País, provenientes de cerca de 40 escolas de dança de mais de 30 cidades.