Tiago Barbosa Ribeiro foi reeleito presidente da Concelhia do PS Porto nas eleições que decorreram hoje, dia 6 de julho de 2024, e que foram marcadas por uma forte afluência.
A candidatura “Pelo Porto, Ganhar 2025!” obteve 97,9% dos votos numas eleições em que votaram de 752 militantes. Uma candidatura que teve como mandatário o constitucionalista e ex-deputado Pedro Bacelar de Vasconcelos, histórico militante do PS, e apoiada por militantes como Alberto Martins, Renato Sampaio e Manuel Pizarro, e o apoio de todas as estruturas de residência do PS Porto e das estruturas autónomas das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos e da Juventude Socialista.
Tiago Barbosa Ribeiro refere que a sua candidatura “Pelo Porto, Ganhar 2025!”, “tem como foco preparar o PS Porto para uma vitória nas eleições autárquicas de 2025, garantindo a unidade do PS no Porto, o acolhimento dos melhores protagonistas, a mobilização de todos os militantes e das suas estruturas, a abertura à sociedade e o trabalho de base, assegurando também a boa articulação com todos os órgãos de decisão do PS a nível distrital e nacional. O PS Porto quer vencer as eleições autárquicas em 2025 e esta candidatura vai garantir as condições para nos prepararmos para esse desafio na cidade.”
Tiago Barbosa Ribeiro
Tiago Barbosa Ribeiro é natural do Porto, cidade onde nasceu em 1983 e onde vive desde sempre.
É Vereador na Câmara Municipal do Porto e Deputado à Assembleia da República na XVI Legislatura, eleito pelo círculo eleitoral do Porto.
É Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS com o pelouro do Trabalho, Segurança Social e Inclusão.
Foi deputado eleito pelo círculo do Porto nas XIII, XIV e XV legislaturas. Foi Coordenador do PS na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão entre 2015 e 2024, englobando também a área da Administração Pública entre 2015 e 2019.
Fez parte do Grupo de Trabalho de Combate à Precariedade criado no âmbito dos acordos com BE, PCP e PEV para a solução de Governo na XIII Legislatura, o Grupo de Trabalho para a revisão das Leis Laborais e outros grupos de trabalho sectoriais. Na XV Legislatura fez parte do Grupo de Trabalho que ao longo de vários meses conduziu a especialidade da Agenda para o Trabalho Digno, aprovada no início de 2023. Tem representado o Grupo Parlamentar do PS em diferentes fóruns e organizações relacionadas com as áreas do Trabalho e da Segurança Social, tendo integrado a delegação parlamentar que participou em 2016 na 105.ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho em Genebra.
Em 2020 foi eleito membro da Comissão Eventual da Assembleia da República para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença COVID-19 e do processo de recuperação económica e social.
Para além do Trabalho e Segurança Social, destacam-se iniciativas parlamentares para promover a coesão regional, apresentando projectos e acompanhando problemáticas relacionadas com o círculo eleitoral do Porto, como foi o caso da legislação que permitiu a classificação de estabelecimentos e lojas históricas, a requalificação da Escola Alexandre Herculano, o avanço da obra da ala pediátrica do Hospital de São João e a alteração que permitiu avançar com a reconversão do antigo Matadouro Industrial do Porto.
Fez parte da Comissão Permanente da Assembleia da República. É membro da Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, e da Comissão de Assuntos Europeus. Já foi membro da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, da Comissão de Assuntos Europeus, da Comissão de Economia e da Comissão de Ambiente e Energia. Participou na Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco. Integra, como membro suplente, a Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a Assembleia Parlamentar da NATO. Fez ou faz parte dos Grupos Parlamentares de Amizade Portugal-Angola, Portugal-Egipto, Portugal-Argélia, Portugal-Uruguai (vice-presidente), Portugal-Cuba (vice-presidente) e Portugal-Rússia. Como protesto pela invasão e agressão militar por parte da Federação Russa à Ucrânia em Fevereiro de 2022, foi um dos signatários do pedido de extinção do Grupo Parlamentar Portugal-Rússia e o congelamento das demais relações bilaterais com a Duma e os seus parlamentares. Anualmente participa no «Parlamento dos Jovens», com sessões em escolas.
É licenciado em Sociologia com especialização (seminário de investigação, pré-Bolonha) em Trabalho e Organizações pela Universidade do Porto (2008), tem formação executiva em Gestão pela Universidade do Porto (Curso Geral de Gestão, Porto Business School) e encontra-se desde 2019 a frequentar o Mestrado em Economia e Políticas Públicas no ISEG (Universidade de Lisboa), onde está a desenvolver uma tese sobre a resposta dos sistemas de Segurança Social à crise pandémica. Tem outras formações complementares com incidência nestas áreas.
É, desde 2007, quadro superior de uma das maiores empresas industriais nos seus sectores de actividade com sede do Norte do país, onde teve responsabilidade em Portugal e internacionalmente (em particular nas regiões do Magrebe, África Austral e América Latina).
Paralelamente à sua actividade profissional, mantém desde sempre participação cívica e política. Exerceu funções associativas e já colaborou com diferentes instituições e organizações. Esteve ligado a diferentes movimentos cívicos. Teve responsabilidades nos «Jovens pelo Sim» pela despenalização da IVG. Foi dirigente da JS a nível concelhio, distrital e nacional, tendo liderado as estruturas concelhia e distrital da JS no Porto e integrado o Secretariado Nacional da JS durante dois mandatos. Em 2015 tornou-se no mais jovem Presidente da Concelhia do Partido Socialista do Porto, cargo que ocupou até 2018. É membro da Comissão Política Nacional do PS desde 2018 e da Comissão Política Federativa do PS Porto. Entre 2018 e 2020 exerceu o cargo de Presidente da Mesa da Comissão Política Concelhia do PS Porto. Em 2019 foi o director de campanha do PS para as eleições legislativas no distrito do Porto. Em 2020 foi novamente eleito Presidente da Concelhia do PS Porto, cargo que actualmente exerce.
Participa activamente nos órgãos autárquicos da cidade do Porto e em diferentes níveis de poder local. Foi membro da Assembleia de Freguesia do Bonfim e deputado municipal entre 2009 e 2013, tendo integrado a direcção da bancada do PS na Assembleia Municipal do Porto nesse mandato. Em 2013 foi candidato na lista à Vereação. Em 2017 foi eleito novamente para a Assembleia Municipal do Porto. Em 2022 foi candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto, exercendo actualmente as funções de Vereador sem pelouros.
Entre 2020 e 2024 fez parte do Conselho Superior do Futebol Clube do Porto.
É co-autor das obras “Onde Pára o Estado? Políticas Públicas em Tempo de Crise” e “Trabalho Igual, Salário Diferente”, tendo participação regular em conferências, debates e na imprensa, bem como vários artigos em publicações periódicas, jornais e revistas.