O Canadá associa-se ao programa de investigação e inovação da União Europeia (UE), o Horizonte Europa, e passa a poder integrar projetos de grande escala que são suportados por fundos do Programa europeu.
O acordo de adesão do Canadá ao Horizonte Europa foi assinado por Francois-Philippe Champagne, ministro da Inovação, Ciência e Indústria, do Canadá, e Iliana Ivanova, Comissária Europeia responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude. Um acordo que dá aos investigadores e organizações do Canadá poderem participarem no programa em igualdade de condições com os homólogos da UE.
Com esta adesão o Canadá passa a Canadá contribuirá para o orçamento do Programa associando ao Pilar II do Horizonte Europa. Este Pilar financia projetos de investigação em colaboração numa vasta gama de domínios. As entidades canadianas podem agora aderir e liderar consórcios de investigação com algumas das melhores organizações de investigação do mundo para enfrentar em conjunto os desafios globais.
O Horizonte Europa é o principal programa de financiamento da UE para a investigação e a inovação, com um orçamento de 93,5 mil milhões de euros para o período de 2021 a 2027. O Programa aborda as alterações climáticas, contribuindo para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e promovemdo a competitividade e o crescimento da UE. O pilar II é a maior parte colaborativa do programa, com um orçamento de 52,4 mil milhões de euros, centrado em desafios globais comuns: clima, energia, economia digital e saúde.
Os outros pilares do Horizonte Europa, incluindo a Excelência Científica e a Europa Inovadora, continuam abertos às organizações e investigadores do Canadá. É também o caso das Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA), o programa de referência da UE para o ensino de doutoramento, a formação pós-doutoramento e a investigação colaborativa, que representa metade dos atuais projetos entre a UE e o Canadá no âmbito do Horizonte Europa.
As entidades canadianas já participam atualmente em 155 projetos no âmbito do Horizonte Europa. Até à data, as instituições do Canadá receberam mais de 6 milhões de euros do Horizonte Europa. Deste montante, 2,3 milhões de euros consistem em subvenções do Conselho Europeu de Investigação. Além disso, foram concedidos 1,9 milhões de euros a parceiros do Canadá em projetos no âmbito do segundo pilar e 1,8 milhões de euros ao abrigo das infraestruturas de investigação.