Centenas de alunos de escolas do ensino básico e secundário do centro e sul do País e de Países de Língua Oficial Portuguesa mostram em Lisboa, no dia 2 de julho, as soluções digitais 1.0 e 2.0 que desenvolveram para responder aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) do milénio. Um evento no âmbito do Encontro Regional do Centro-Sul da 10ª Edição do Apps for Good.
A iniciativa, que é dinamizada pelo Center of Digital Inclusion, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, e que decorre na tarde de terça-feira no auditório do Edifício Quelhas do Instituto Superior de Economia e Gestão, na Rua do Quelhas n.º 6, assume destaque nos momentos de Marketplace com o público, ou seja, numa exposição das equipas finalistas para contacto com o público, a partir das 17h00.
Do programa consta a entrega de prémios Apps for Good às equipas finalistas, que passam à grande final nacional, marcada para 18 de setembro no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
O Apps for Good é um desafio de professores e alunos a trabalharem em equipa no desenvolvimento de apps para smartphones ou tablets que possam ajudar a encontrar uma nova e melhor resposta para uma necessidade social não satisfeita.
Erradicar a pobreza, erradicar a fome, saúde e educação de qualidade, igualdade de género e trabalho digno e crescimento económico são alguns dos 17 ODS. Foi sobre os ODS que os estudantes trabalharam para apresentar soluções sob a forma de aplicações digitais.
Os trabalhos dos estudantes é avaliado por um júri eclético e multifacetado, e de que fazem parte, entre outros, representantes da Câmara Municipal de Lisboa, parceira do Center of Digital Inclusion na promoção da iniciativa.