Cerca de 130 jovens de mais de 30 países reúnem, em Lisboa, nos dias 1 a 4 de julho para debater sobre os principais desafios enfrentados pela União Europeia e sobre as prioridades políticas para os próximos cinco anos.
O encontro “Ágora Jacques Delors” envolve no debate, portugueses e outros europeus, decisores políticos e especialistas, o que proporciona um fórum dinâmico de partilha de diferentes pontos de vista.
O “Ágora Jacques Delors” tem a colaboração da Representação da Comissão Europeia em Portugal, sendo coorganizado pela Académie Notre Europe (Paris), pela Scuola di Politiche (Roma) e pela Academia Europea Leadership (Barcelona).
Entre os oradores no encontro estão membros da Comissão Europeia, como o Vice-Presidente Maroš Šefčovič, a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas Elisa Ferreira, e o Comissário Europeu para a justiça, Didier Reynders.
Mas também marcam presença, individualidades como Pascal Lamy, Federica Mogherini, reitora do Colégio da Europa e antiga chefe da diplomacia europeia, Enrico Letta, Presidente do Instituto Jacques Delors e ex-chefe de governo de Itália e António Vitorino, ex-diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações e antigo comissário europeu e ministro da defesa.
Do programa do evento conta ainda com a participação de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal, José Pedro Aguiar Branco, Presidente da Assembleia da República, Paulo Rangel, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal e Inês Domingos, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus.
Da lista de oradores constam ainda nomes como Teresa Ribera, ministra espanhola responsável pela transição ecológica, e Anna Lührmann, Ministra para a Europa e Clima da Alemanha.