A Sogrape conquista Prémio Nacional de Inovação nas categorias Web 3.0 (Tecnologias) e Grandes Empresas (Dimensões). Um reconhecimento que para a empresa reflete o esforço contínuo e a dedicação ao setor vitivinícola, e destaca o compromisso em acelerar a inovação no setor do vinho, ao introduzir novas abordagens e propostas de valor disruptivas.
O Prémio Nacional de Inovação, promovido pelo Negócios, BPI e Claranet, em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação e a COTEC Portugal, tem como objetivo reconhecer e incentivar a inovação em Portugal. A edição de 2024 registou um número recorde de 146 candidaturas.
Na categoria de Web 3.0 (Tecnologias), a Sogrape destacou-se com o projeto “Sandeman & Douro Metaverse Experience“, uma iniciativa totalmente pioneira no setor que utiliza tecnologias avançadas para oferecer uma experiência imersiva e interativa aos visitantes.
Quem visita as Caves Sandeman, em Vila Nova de Gaia, é transportando virtualmente para a histórica Quinta do Seixo, propriedade de referência da Sogrape na região do Douro, onde nascem os Vinhos do Porto Sandeman.
Os participantes podem explorar os espaços emblemáticos e aprender sobre a tradição do Vinho do Porto de uma maneira inovadora e envolvente. Adicionalmente, a tecnologia utilizada permite que a experiência seja acedida em qualquer local do mundo, desde que o utilizador tenha um equipamento de realidade virtual e acesso ao espaço.
Na categoria Grandes Empresas (Dimensões), o Prémio Nacional de Inovação foi atribuído por nomeação do júri, reconhecendo a contribuição significativa da Sogrape para o panorama empresarial nacional e internacional. Um prémio que a empresa indica enfatizar o compromisso contínuo da empresa com a excelência operacional e a inovação estratégica, e fortalece a sua posição como líder no setor vitivinícola.
“Na Sogrape, orgulhamo-nos de saber combinar a tradição com a inovação, ousando inovar num setor ainda tradicional. Este equilíbrio entre preservar a nossa história e abraçar o futuro é algo que realmente nos distingue. Estamos extremamente orgulhosos por receber o Prémio Nacional de Inovação em duas categorias tão prestigiadas”, referiu André Campos, Diretor de Estratégia, Inovação e Transformação da Sogrape, citado em comunicado da empresa.
“A entrada da Sogrape no Metaverso através da marca Sandeman é um exemplo claro da nossa aposta em soluções inovadoras para os desafios que se colocam diariamente, criando experiências disruptivas e memoráveis para os nossos visitantes e consumidores. Trabalhamos todos os dias para preparar a Sogrape para o futuro a um nível superior, e sermos reconhecidos com este Prémio prova que estamos na direção certa, na vanguarda do setor”, destacou o responsável da Sogrape.
A Sogrape indica que continua comprometida em impulsionar a inovação, enquanto fonte de transformação e sustentabilidade do seu negócio e do setor vitivinícola, procurando constantemente novas formas de melhorar a sua atividade em toda a cadeia de valor, elevar a experiência do consumidor e criar um impacto positivo na indústria do vinho e na sociedade, tendo inclusive lançado, em 2023, o seu próprio fundo de Venture Capital para ajudar a acelerar os projetos mais disruptivos do setor.