No âmbito do Pacote da Primavera do Semestre Europeu de 2024, a Comissão Europeia dá orientações políticas aos Estados-Membros que podem, no entender da Comissão, construir uma economia robusta e preparada para o futuro, que garanta a competitividade, a resiliência e a prosperidade a longo prazo para todos, mantendo simultaneamente finanças públicas sólidas, face a uma crise ambiente geopolítico desafiador.
A União Europeia (UE), refere a Comissão Europeia, está determinada a tomar novas medidas para aumentar a sua competitividade, prosperidade e liderança a longo prazo na cena mundial e para reforçar a sua autonomia estratégica aberta. Embora a UE e os seus Estados-Membros tenham ativos sólidos para aproveitar, a UE continuará a enfrentar os desafios estruturais que prejudicam a sua competitividade, assegurando um maior crescimento da produtividade e um investimento mais forte e abordando a escassez de mão-de-obra e de competências.
É considerado pela Comissão que é necessária uma abordagem integrada em todas as áreas políticas: estabilidade macroeconómica, promoção da sustentabilidade ambiental, produtividade e justiça.
O Semestre Europeu proporciona no entender da Comissão uma coordenação política, incluindo a implementação do NextGenerationEU, com o Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) no seu núcleo, e os programas da Política de Coesão. O ciclo do Semestre Europeu também fornece relatórios atualizados sobre os progressos realizados na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e identifica prioridades de investimento para a próxima revisão intercalar da Política de Coesão.
Resiliência diante dos desafios
A Comissão Europeia indica que o Semestre Europeu desempenhou um papel crucial no apoio a respostas de política económica fortes e coordenadas ao longo dos últimos cinco anos, numa altura em que a UE foi confrontada com uma série de desafios extraordinários. A UE demonstrou um elevado grau de resiliência económica e social face a grandes choques, incluindo a pandemia de COVID-19, a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia e os consequentes aumentos dos preços da energia e da inflação.
Numa análise prospetiva, a Comissão indica que as previsões económicas da primavera de 2024 projetam um crescimento do PIB em 2024 de 1,0% na UE e de 0,8% na área do euro, assente num mercado de trabalho forte e num consumo privado dinâmico. Em 2025, prevê-se que o crescimento acelere ainda mais para 1,6% na UE e para 1,4% na área do euro. Entretanto, a inflação deverá cair de 6,4% em 2023 para 2,2% em 2025.
Recomendações específicas aos Estados-Membros
Os relatórios por país de 2024 analisam a evolução económica, do emprego e social em cada Estado-Membro e fazem o balanço da execução dos planos de recuperação e resiliência (PRR) e dos programas da política de coesão. Os relatórios identificam também os principais desafios, com especial destaque para a competitividade e para as reformas e investimentos prioritários. Com base nesta análise, a Comissão propõe recomendações específicas por país (REP) para fornecer orientações aos Estados-Membros sobre como enfrentar os principais desafios que são apenas parcialmente ou não abordados nos Programas de Recuperação e Resiliência (PRR) dos Estados-Membros.
As recomendações específicas por país estão divididas em:
■ Uma recomendação sobre política fiscal, incluindo reformas fiscais estruturais, quando relevante;
■ Uma recomendação para continuar ou acelerar a implementação dos planos nacionais de recuperação e resiliência e dos programas da Política de Coesão; e
■ Se for caso disso, recomendações adicionais sobre desafios estruturais pendentes e/ou emergentes, com destaque para a melhoria da competitividade.
Implementação eficaz do NextGenerationEU e da política de coesão: motores cruciais de uma economia competitiva da UE
Tal como ilustrado nos relatórios por país deste ano, o NextGenerationEU e outros programas de financiamento da UE apoiaram a recuperação da UE rumo a um futuro mais verde, mais digital, mais justo e mais resiliente através da criação de emprego, da melhoria da competitividade, da estabilidade macroeconómica e da coesão territorial e social.
Até à data, a Comissão Europeia refere que desembolsou mais de 240 mil milhões de euros aos Estados-Membros em subvenções e empréstimos do MRR para a implementação bem-sucedida de reformas e investimentos importantes. Além disso, foram desembolsados mais de 252 mil milhões de euros ao abrigo dos fundos da política de coesão desde o início da pandemia de COVID-19.
A avaliação da Comissão refere que a maioria dos Estados-Membros continua a realizar bons progressos na execução dos seus PRR e dos programas da política de coesão. No entanto, alguns Estados-Membros necessitam de resolver urgentemente os atrasos emergentes e os desafios estruturais, para garantir a implementação atempada dos investimentos e reformas incluídos no seu PRR. Este ciclo do Semestre também fornece orientações aos Estados-Membros tendo em vista a próxima revisão intercalar dos programas da Política de Coesão.
Orientação política para aumentar a competitividade
O Pacote da Primavera da Comissão apela aos Estados-Membros para que tomem medidas políticas para promover a competitividade e aumentar a produtividade. Para este efeito, os Estados-Membros são convidados nas recomendações específicas por país a:
■ Garantir um ambiente empresarial favorável à competitividade, tirando pleno partido das oportunidades geradas pelo mercado único, especialmente para as PME;
■ Melhorar os resultados educativos e apoiar o desenvolvimento de competências, com educação e formação de elevada qualidade baseadas em currículos modernizados, uma vez que resolver a escassez de mão-de-obra e de competências é essencial para garantir a prosperidade da UE;
■ Facilitar o acesso ao financiamento, melhorando a alocação de poupanças e o financiamento de capital e facilitando o mercado de capitais e formas alternativas de financiamento, especialmente para as PME. Implementar reformas ambiciosas para construir ecossistemas integrados de investigação e inovação, centrando-se na colaboração ciência-empresa e na transferência de conhecimentos, por exemplo; e
■ Acelerar a transição ecológica e digital, aumentando a autonomia, a resiliência e a competitividade da indústria com emissões líquidas nulas da UE, abordando a escassez de mão-de-obra e de competências, impulsionando o investimento público em infraestruturas e competências digitais e eliminando as barreiras regulamentares à digitalização.
Reforçar a sustentabilidade fiscal
Para a Comissão a pandemia de COVID-19, o aumento dos preços da energia e a resposta política necessária contribuíram para um aumento substancial da dívida pública em vários Estados-Membros nos últimos anos. As políticas orçamentais devem colocar a dívida numa trajetória descendente ou mantê-la em níveis prudentes, preservando simultaneamente o investimento.
O novo quadro de governação económica faz de 2024 um ano de transição para a coordenação da política orçamental na UE. As orientações e decisões de política orçamental no âmbito do novo quadro contidas no Pacote da Primavera visam reforçar a sustentabilidade da dívida dos Estados-Membros e promover o crescimento sustentável e inclusivo em todos os Estados-Membros.
Ao abrigo das novas regras, os Estados-Membros prepararão planos a médio prazo que estabeleçam as suas trajetórias de despesas e as suas reformas e investimentos prioritários. As recomendações incluídas no Pacote da Primavera proporcionam uma base sólida para os compromissos de reforma e de investimento que os Estados-Membros devem estabelecer nestes planos.
As recomendações específicas por país preveem que os Estados-Membros devem prosseguir políticas orçamentais prudentes, garantindo que o crescimento da despesa líquida em 2025 e posteriormente seja consistente com os requisitos de ajustamento orçamental no âmbito do novo quadro de governação.
Concretamente, isto significa que os Estados-Membros com uma dívida pública superior a 60% do PIB ou um défice superior a 3% do PIB devem assegurar que o crescimento da despesa líquida seja limitado a uma taxa que coloque o rácio da dívida pública em relação ao PIB numa descida plausível de trajetória no médio prazo, reduzindo simultaneamente o défice das administrações públicas para um nível inferior a 3% do PIB e mantendo-o abaixo deste valor de referência no médio prazo.
Vigilância fiscal
A Comissão preparou um relatório nos termos do artigo 126.º, n.º 3, do Tratado sobre o Funcionamento da UE (TFUE) para 12 Estados-Membros avaliar a sua conformidade com o critério do défice do Tratado: Bélgica, Chéquia, Estónia, Espanha, França, Itália, Hungria, Malta, Polónia, Eslovénia, Eslováquia e Finlândia. Nesta avaliação, a Comissão tem em conta fatores relevantes apresentados pelos Estados-Membros caso o seu rácio dívida pública/PIB seja inferior a 60% do PIB ou o seu défice seja avaliado como estando “próximo” do valor de referência de 3% e “temporário”.
À luz da avaliação contida no relatório, a abertura de um procedimento de défice excessivo baseado no défice é justificada para sete Estados-Membros: Bélgica, França, Itália, Hungria, Malta, Polónia e Eslováquia.
O relatório apresentado ao abrigo do artigo 126.º, n.º 3, é apenas o primeiro passo para a abertura dos procedimentos relativos aos défices excessivos. À luz desta avaliação, e após análise do parecer do Comité Económico e Financeiro, a Comissão tenciona propor ao Conselho a abertura de procedimentos relativos aos défices excessivos baseados no défice para estes Estados-Membros em julho de 2024. No âmbito do Pacote do Semestre Europeu do outono , para garantir a coerência com a trajetória de ajustamento definida nos planos a médio prazo, a Comissão proporá ao Conselho recomendações para pôr fim à situação de défice excessivo.
Em 2020, o Conselho decidiu que existia um défice excessivo na Roménia, com base em dados de 2019. De acordo com a avaliação da Comissão, a Roménia não tomou medidas eficazes para corrigir esta situação e pôr fim à sua situação de défice excessivo.
Avaliação dos desequilíbrios macroeconómicos
A Comissão avaliou a existência de desequilíbrios macroeconómicos nos 12 Estados-Membros selecionados para análises aprofundadas no Relatório sobre o Mecanismo de Alerta de 2024. Globalmente, após o grande choque nos termos de troca de 2022, os desequilíbrios macroeconómicos tenderam a diminuir na maioria dos Estados-Membros.
França, Espanha e Portugal já não registam desequilíbrios, uma vez que as vulnerabilidades diminuíram globalmente. Os riscos para a sustentabilidade fiscal serão examinados no âmbito das regras fiscais reformadas.
A Grécia e a Itália registam agora desequilíbrios, depois de terem registado desequilíbrios excessivos até ao ano passado, uma vez que as vulnerabilidades diminuíram, mas continuam a ser uma preocupação. Os riscos para a sustentabilidade fiscal serão examinados no âmbito das regras fiscais reformadas.
A Eslováquia regista atualmente desequilíbrios. As vulnerabilidades relacionadas com a competitividade em termos de custos, o equilíbrio externo, o mercado imobiliário e a dívida das famílias persistiram e não foram tomadas medidas políticas.
Constata-se agora que a Roménia regista desequilíbrios excessivos, depois de ter registado desequilíbrios até ao ano passado, uma vez que persistem vulnerabilidades relacionadas com as contas externas, principalmente associadas a défices públicos elevados e crescentes, ao mesmo tempo que aumentaram pressões significativas sobre preços e custos e que a ação política tem sido fraca.
A Alemanha, Chipre, a Hungria, os Países Baixos e a Suécia continuam a registar desequilíbrios.
Relatórios de supervisão pós-programa
A supervisão pós-programa avalia a situação económica, fiscal e financeira dos Estados-Membros que beneficiaram de programas de assistência financeira, centrando-se na sua capacidade de reembolso. Os relatórios de supervisão pós-programa relativos à Irlanda, Grécia, Espanha, Chipre e Portugal concluem que todos os cinco Estados-Membros mantêm a capacidade de reembolsar a sua dívida.
Avaliando os desafios da convergência social
Neste ciclo do Semestre, a Comissão realizou pela primeira vez uma análise em duas fases do emprego, das competências e dos desafios sociais em cada Estado-Membro, com base no Painel de Indicadores Sociais revisto e nos princípios de um Quadro de Convergência Social. A análise da primeira fase está incluída no Relatório Conjunto sobre o Emprego (RCE) 2024, enquanto uma análise mais detalhada da segunda fase foi publicada pelos serviços da Comissão em maio de 2024 para sete Estados-Membros (Bulgária, Estónia, Espanha, Itália, Lituânia, Hungria e Roménia).
Diretrizes de emprego
A Comissão propõe orientações para as políticas de emprego dos Estados-Membros em 2024. Estas orientações estabelecem prioridades comuns para as políticas sociais e de emprego nacionais, a fim de as tornar mais justas e mais inclusivas.
As orientações para 2023 são atualizadas para abranger ações destinadas a combater a escassez de competências e de mão de obra e a melhorar as competências básicas e digitais. Estão também incluídas as novas tecnologias, a inteligência artificial e a gestão algorítmica e o seu impacto no mundo do trabalho. Além disso, as orientações referem-se a iniciativas políticas recentes, em áreas de particular relevância, como o trabalho em plataformas, a economia social e a habitação a preços acessíveis.
Por último, a Comissão sublinha a importância de monitorizar os progressos na consecução dos grandes objetivos a nível da UE para 2030, e dos objetivos nacionais contribuintes, nos domínios do emprego, das competências e da redução da pobreza.