As forças israelitas continuam com os bombardeamentos na Faixa de Gaza levando a mais vítimas civis, destruição de casas e outras infraestruturas civis. Além dos bombardeamentos verificam-se incursões terrestres das forças israelitas e combates com palestinianos armados, sobretudo em Beit Hanoun, no sul da cidade de Gaza, no leste de Deir al Balah, no nordeste de Khan Younis, bem como no leste, centro e oeste de Rafah.
Dados do Ministério da Saúde de Gaza indicam que entre as tardes de 10 e 14 de junho, foram mortos mais 142 palestinianos e 396 ficaram feridos. Deste 7 de outubro de 2023 até 14 de junho de 2024, pelo menos 37.266 palestinianos foram mortos e 85.102 ficaram feridos em Gaza.
Dos incidentes mortais relatados entre 10 e 12 de junho, estão os seguintes:
■ Em 10 de junho, por volta das 12h20, pelo menos cinco palestinianos foram mortos e 30 foram feridos quando vários edifícios residenciais foram atingidos em Al Qarara, ao norte da cidade de Khan Younis.
■ No dia 10 de junho, por volta das 13h20, cinco palestinianos, incluindo quatro mulheres e um homem, foram mortos e outros feridos quando uma casa foi atingida na área de Al Fukhari, a sudeste da cidade de Khan Younis.
■ No dia 11 de junho, durante a manhã, oito palestinianos foram mortos e outros feridos quando uma casa foi atingida no bairro de Ad Daraj, na Cidade Velha de Gaza.
■ No dia 12 de junho, por volta das 13h30, sete palestinianos foram mortos e outros feridos quando uma casa foi atingida no bairro de Ash Shuja’iyya, a leste da cidade de Gaza.
■ No dia 12 de Junho, por volta das 14h30, oito palestinianos, incluindo um número não identificado de crianças, foram mortos e outros feridos quando uma casa foi atingida no bairro de Ad Daraj, na Cidade Velha de Gaza.
■ No dia 12 de junho, durante a manhã, pelo menos quatro palestinianos foram mortos e outros feridos quando um edifício residencial foi atingido no bairro de Az Zaytoun, no sul da cidade de Gaza.
■ Em 12 de junho, por volta das 23h55, quatro palestinianos, incluindo um homem, uma mulher e seus dois filhos, foram mortos e pelo menos seis outros ficaram feridos quando uma casa foi atingida na área de Al Hassayna, no oeste do Campo de Refugiados de An Nuseirat em Deir al Balah.
De acordo com as agências das Nações Unidas, as ordens de evacuação israelitas e as operações militares desde o início de maio forçaram até agora o deslocamento de cerca de um milhão de pessoas de Rafah e de mais de 100 mil pessoas no norte de Gaza. As avaliações realizadas por organizações humanitárias ao longo do último mês destacaram as terríveis condições enfrentadas pelas famílias deslocadas, com desafios significativos à sua capacidade de acesso aos serviços básicos.