O Conselho da União Europeia adotou hoje, 13 de junho de 2024, uma medida de assistência ao abrigo do Mecanismo Europeu para a Paz em apoio às Forças Armadas da República da Moldávia para modernizar as capacidades de defesa aérea do país.
A medida de assistência no montante de 9 milhões de euros é destinada a financiar intercetadores de curto alcance dos sistemas de defesa aérea, em benefício das Forças Armadas da República da Moldávia.
Uma medida que vem complementar a medida de assistência de 41 milhões de euros aprovada pela União Europeia em 4 de abril de 2024, para modernizar as capacidades de defesa das Forças Armadas da Moldávia nos domínios da mobilidade, vigilância aérea, guerra eletrónica e logística.
Até agora a União Europeia aprovou, desde 2021, quatro medidas de apoio para a melhoria da eficácia operacional das Forças Armadas da Moldávia, no sentido de acelerarem o cumprimento das normas e da interoperabilidade da UE e, assim, protegerem melhor as infraestruturas civis críticas, bem como os civis em crises e emergências.
No total o apoio do Mecanismo Europeu para a Paz da União Europeia à Moldávia é até à data a 137 milhões de euros. No ano passado e em 2022, a União Europeia aprovou medidas de assistência no valor de 40 milhões de euros cada. A primeira medida de assistência adotada em dezembro de 2021 ascendeu a 7 milhões de euros.