Dois milhões de jovens menores de 18 anos podem votar nas eleições europeias

Dois milhões de jovens menores de 18 anos podem votar nas eleições europeias
Dois milhões de jovens menores de 18 anos podem votar nas eleições europeias - Roberta METSOLA, Presidente do PE, a votar em Sliema (Malta). Foto: PE

Os eleitores dos Países Baixos deram, no dia 6 de junho, o arranque nas eleições europeias com a ida às urnas para eleger os seus eurodeputados ao Parlamento Europeu. Ontem, dia 7 de junho, foi a vez dos irlandeses e os checos irem às urnas, com os restantes países da Europa a fazerem-no durante o fim-de-semana. No entanto, em vários países foi possível votar antecipadamente, na Estónia, os eleitores pode votar online desde segunda-feira.

No total, cerca de 360 milhões de europeus são chamados às urnas para eleger os 720 deputados do próximo Parlamento Europeu.

Dois milhões de jovens de 16 e 17 anos poderão votar pela primeira vez. Na Bélgica, Alemanha, Malta e Áustria a idade de voto é aos 16 anos e na Grécia aos 17 anos. Em todos os outros países, é aos 18 anos.

De acordo com o Parlamento Europeu as estimativas de votos serão disponibilizadas das 19h15 às 19h30, hora em Portugal e os resultados provisórios das eleições estarão disponíveis das 22h15 às 22h30 e serão atualizados em tempo real no sítio Web dos resultados das eleições europeias.