Novo contexto geopolítico e geoeconómico exige nova abordagem da UE a África

Novo contexto geopolítico e geoeconómico exige nova abordagem da UE a África
Novo contexto geopolítico e geoeconómico exige nova abordagem da UE a África. Valdis Dombrovskis. Foto: © UE

O atual ambiente geopolítico e económico é considerado pelo Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, desafiante para o comércio, quando é necessária também orientar o comércio durante as transições ecológica e digital.

Para o Vice-Presidente da Comissão Europeia “muita coisa aconteceu desde a última vez que discutimos as relações comerciais e de investimento UE-África durante a Presidência Francesa em 2022”, sendo que, “no atual contexto geopolítico e geoeconómico, a estabilidade e a prosperidade em África são obviamente do interesse político e económico da União Europeia (UE). E há muito potencial inexplorado no nosso relacionamento”.

Valdis Dombrovskis destacou que “os países africanos são também fornecedores importantes de muitos produtos para a UE. Em particular, são ricos em matérias-primas essenciais necessárias para as transições ecológica e digital.

Há uma preocupação da UE com a perda de influência política em África e para isso são considerados necessários “Acordos de Facilitação de Investimentos Sustentáveis, parcerias para Matérias-Primas Críticas, parcerias para energia e tecnologias limpas, a iniciativa do cacau sustentável e outras formas de envolvimento que serão importantes para abordar os nossos múltiplos objetivos políticos”, referiu o Comissário europeu.