A Conferência Episcopal Portuguesa divulgou que está em preparação a celebração do Jubileu 2025. Sob o lema “Peregrinos de Esperança”, o Papa Francisco convocou toda a Igreja para viver o “Ano da oração” ao longo de 2024. Assim, o Dicastério para a Evangelização preparou oito “Apontamentos sobre a Oração” como apoio à vivência do ano 2024.
Para ajuda à reflexão a Conferência Episcopal Portuguesa, em cooperação com as Edições Paulinas, a Agência Ecclesia e o Departamento de Comunicação do Patriarcado de Lisboa, vai divulgar os temas em oito fascículos, acompanhados de folhetos pedagógicos.
A nota da Conferência Episcopal Portuguesa indica que de maio a dezembro de 2024 irão ser divulgados os temas com catequeses a partir das dioceses, em que o bispo fará a reflexão alusiva ao tema. O início está agendado para as 21h00 de 28 de maio de 2024, com uma catequese por D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa, sobre “Rezar hoje”. A catequese está marcada para a Igreja de Santa Joana Princesa, na Rua dos Lagares d’El-Rei, 1, Lisboa. A catequese ter participação presencial ou acompanhada por via digital através do canal Youtube da Agência Ecclesia.
A Conferência Episcopal Portuguesa indicou que irão ser anunciadas as dioceses para as catequeses seguintes: “rezar com os Salmos”, em junho; “a oração de Jesus”, em julho; “rezar com os santos e pecadores”, em agosto; “as parábolas da oração”, em setembro; “a Igreja em oração”, em outubro; “a oração de Maria e das santas que a encontraram”, em novembro; e “a oração que Jesus ensinou”, em dezembro.