Em Santarém, no Instituto Politécnico, participantes da XIII Semana Internacional Erasmus, de 31 universidades de 17 países, debateram, entre 13 e 17 de maio, “Valores da UE, desafios sociais e multiculturalismo – o papel das Instituições de Ensino Superior”.
Os 50 professores e funcionários das universidades, reunidos em conferências e workshops, refletiram sobre o papel dos programas de internacionalização, em particular o Programa Erasmus, na promoção dos valores europeus de paz, democracia e direitos sociais.
Durante a XIII Semana Internacional houve sessões de apresentação de projetos internacionais desenvolvidos pelo Politécnico de Santarém. Os participantes também contaram com um programa cultural diversificado.
João Moutão, Presidente do Politécnico de Santarém, considera que a iniciativa “é um momento privilegiado para reforçar os laços com as nossas instituições parceiras e promover os valores europeus que nos unem.”
“Ao longo destes 5 dias, tivemos a oportunidade de debater temas fundamentais para o futuro da Europa e do ensino superior, partilhando experiências e boas práticas que nos permitirão continuar a construir pontes e a estreitar a cooperação académica internacional”, acrescentou João Moutão.
Na XIII Semana Internacional participaram instituições de ensino de Portugal, país anfitrião, da Albânia, Áustria, Bélgica, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Croácia, República Checa, Alemanha, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Macedónia do Norte, Polónia, Roménia, Eslovénia e da Turquia