Dados do Eurobarómetro do Parlamento Europeu indicam que 51% dos portugueses estão interessados nas eleições europeias que decorrem de 6 a 9 de junho de 2024, o que mostra um crescimento de 11 pontos percentuais em relação ao mesmo período pré-eleitoral em 2019.
O mesmo Eurobarómetro mostra que a média de interesse dos europeus em todos os Estados-Membros pelas eleições é de 60%. Além disso, 71 % dos europeus afirmaram que provavelmente vão votar, o que representa mais 10 pontos percentuais do que na última vez.
No caso dos portugueses, a percentagem dos que indicam que vão votar é de 57 %, e portanto inferior à média europeia. No entanto mostra um crescimento em 10 pontos percentuais acima do Eurobarómetro divulgado no período homólogo de 2019.
Sobre a importância voto para proteger a democracia, os dados indicam que 81% dos europeus valoriza o voto, ou seja, quatro em cada cinco europeus.
Se o voto é importante para garantir um futuro melhor para as próximas gerações, 84 %, consideram essa importância.
Mais de oito em cada dez europeus, ou seja, 81 %, e nove em cada dez portugueses, 90 %, consideram que o voto é ainda mais importante dada a atual situação geopolítica.