O Grupo Consultivo sobre vacinas COVD-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o uso da vacina monovalente da linhagem JN.1 contra a COVID-19 da Novavax como uma abordagem para abordar a evolução contínua do vírus SARS-CoV-2, que deverá levar à circulação de estirpes descendentes da JN.1.
A Novavax indicou que planeia estar pronta para disponibilizar globalmente a vacina contra COVID-19 ,não mRNA, baseada na proteína JN.1 no próximo outono.
A empresa de biotecnologia, Novavax, esclareceu: “Nossos dados não clínicos mais recentes demonstraram que a nossa vacina candidata JN.1 induz respostas de neutralização às estirpes JN.1, JN.4, JN.1.11.1, JN.1.7, JN.1.13.1 e JN.1.16.”
E acrescentou: “Nossa vacina candidata JN.1 também produz respostas celulares polifuncionais de células T CD4+ a uma variedade de estirpes ómicron, incluindo JN.1 e JN.1.11. Estas respostas indicam mais uma vez que a nossa tecnologia de vacina pode induzir respostas amplamente neutralizantes contra múltiplas estirpes variantes, incluindo variantes de deriva em circulação.”