Livros proibidos, jornais de liberdade e humor constituem a base de três exposições para a Universidade de Aveiro (UA) celebrar os 50 anos do “25 de Abril”, a partir do dia 22 de abril de 2024, segunda-feira, e visitáveis até 18 de junho de 2024.
As três exposições organizadas conjuntamente pelo Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (Projeto Mitografias), da Universidade de Aveiro, e pelo CFJ-Centro de Formação de Jornalistas, CRL, estão disponíveis em três diferentes locais do ‘campus’.
As mostras pretendem dar aos estudantes um panorama sobre a ação da censura exercida pela ditadura, de 1926 a 1974, e o ambiente de festa e contradições que se viveu após a queda do regime.
■ Exposição “Proibir foi OBRA!”, na Sala Hélène de Beauvoir, Biblioteca
Uma mostra que apresenta obras de diversas tipologias que foram proibidas pelo regime.
Além de dezenas de livros, constam também “Autos de Apreensão de livros em diferentes livrarias do Portugal continental e ultramarino”.
■ Exposição “JORNAIS DA LIBERDADE”, no Átrio da Reitoria
Uma exposição de várias edições dos jornais portugueses sobre o 25 de abril de 1974.
Serão dezenas de capas dos primeiros dias da ‘revolução dos cravos’.
■ Exposição “HUMOR de ABRIL”, Auditório Hélder Castanheira, Livraria da UA
Uma exposição de jornais e revistas que fizeram do humor a forma de expressar a nova realidade portuguesa. Alguns dos principais caricaturistas estarão representados, designadamente J. Abel Manta, Vasco, Cid e Sam. Fazem parte da exposição também trabalhos de artistas estrangeiros em revistas e jornais.
As exposições têm a curadoria de Luiz Humberto Marcos e o apoio institucional da Associação 25 de Abril.