A Espanha atribuiu à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente, conhecida pela sigla UNRWA, e ao Comissário-Geral Philippe Lazzarini a mais alta condecoração do país, em reconhecimento do papel crítico da Agência em Gaza e na região.
Em Nova Iorque, nos EUA, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, de Espanha, José Manuel Albares, procedeu à entrega a Philippe Lazzarini da condecoração honorífica “Real Orden de Isabel la Católica”. Uma condecoração entregue um dia depois do Comissário-Geral ter informado sobre a guerra em Gaza, numa sessão do Conselho de Segurança das nações Unidas.
“O trabalho da UNRWA é crucial para que a ajuda humanitária chegue a Gaza”, bem como para os refugiados palestinos em toda a região, disse o Ministro espanhol numa publicação na rede social X.
Por sua vez, Philippe Lazzarini, referiu: “Esta é uma homenagem a todos os meus colegas da UNRWA que se dedicam a fornecer, todos os dias, assistência vital, educação e cuidados de saúde primários aos refugiados palestinianos. Este reconhecimento dá um enorme impulso às nossas equipas para continuarem a servir as comunidades em Gaza e em toda a região”.