A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou apoios financeiros de mais de 630 mil euros a 16 entidades da área da Cultura. Um contributo considerado relevante para a existência de condições propícias à criação, produção e difusão cultural e artística na cidade de Lisboa.
Para o presidente da autarquia, Carlos Moedas, Lisboa deve ser uma cidade em “que a Cultura é para todos”, e por isso “a Câmara Municipal deve assumir o seu papel como facilitadora e dinamizadora do tecido artístico e cultural de Lisboa”.
Uma cultura para todos “é possível não apenas pela melhoria e ampliação da oferta cultural nos seus equipamentos, mas também pelo apoio e entidades que contribuam significativamente para a dinamização cultural da cidade”, referiu Carlos Moedas.
A CML divulgou que foi também aprovada, por unanimidade, a celebração de um Protocolo com a Apoiarte – Associação de Apoio aos Artistas, Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1986. A missão da Apoiarte é apoiar e dignificar aqueles que trabalham ou trabalharam ao serviço das artes e da cultura em Portugal.
A Apoiarte é composta por cinco estruturas fundamentais: Residência Sénior, Teatro Armando Cortez, Galeria Raul Solnado, Centro de Formação e Centro de Documentação Cármen Dolores. Através da Casa do Artista, a Apoiarte acolhe produções de outras companhias, contribuindo para a diversidade programática e oferta artística em Lisboa.
Para o atual executivo da CML “promover o acesso à cultura e ao conhecimento, estimular a criação cultural em articulação com os diversos agentes culturais, promover a reabilitação e a salvaguarda do património cultural material e imaterial e promover a transversalidade da Cultura são prioridades”.