Para a CEP o desejo é que Fernando Paiva “possa atender, em espírito de missão e com profundo desejo de renovação eclesial inspirado pelo caminho sinodal que a Igreja está a percorrer, aos desafios pastorais da região que agora lhe é confiada, levando a esta porção do Povo de Deus a verdadeira esperança ancorada em Jesus Cristo”.
A CEP também manifestou gratidão a João Marcos, que exerceu o seu ministério episcopal na Diocese de Beja ao longo dos últimos dez anos, dois enquanto Bispo coadjutor e oito enquanto Bispo titular.
Fernando Maio de Paiva
Fernando Maio de Paiva nasceu a 26 de novembro de 1962 em Oliveira, São Pedro do Sul, Distrito e Diocese de Viseu.
Antes de entrar no Seminário, obteve a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, tendo trabalhado posteriormente como profissional independente na área da Engenharia e como professor.
Frequentou os estudos de filosofia e teologia no Seminário Diocesano de São Paulo de Almada, tendo obtido a Licenciatura em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, em 2004.
Foi ordenado sacerdote a 10 de abril de 2005, sendo incardinado na Diocese de Setúbal.
Em 2013 obteve o Mestrado em Filosofia da Religião e Fenomenologia Religiosa, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
Depois da Ordenação Presbiteral foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal; no mesmo ano civil foi nomeado Prefeito dos Estudos e Ecónomo do Seminário de São Paulo de Almada e em 2014 foi nomeado Vice-Reitor. Em 2017, foi nomeado Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada e Presidente do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada.
Desempenhou ainda os seguintes cargos:
- Responsável do acompanhamento dos Padres jovens da Diocese de Setúbal, desde 2009.
- Vogal do Conselho de Direção do Externato Diocesano Frei Luís de Sousa, desde 2012.
- Presidente da Comissão de Consulta de Apoio ao Bispo na Gestão do Fundo Diocesano do Clero, desde 2018.
- Vigário Forâneo da Vigararia de Setúbal, desde 2021.
- Membro do Colégio dos Consultores, desde 2021.
- Membro do Conselho Presbiteral, entre 2014 e 2017, e novamente a partir de 2021.
- Membro da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis, desde 2021.
- Delegado para a Formação permanente do Clero, desde 2021.
- A 13 de novembro de 2023 foi nomeado Vigário Geral da Diocese de Setúbal.