A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) lançou, no dia 1 de março, a edição de 2024 do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento. O Aviso de Abertura e o Guião de Avaliação do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação dizem respeito a Doutoramentos em todos os Domínios Científicos 2024, na Linha Geral e em Ambiente Não Académico. As candidaturas estarão abertas entre 18 de março e 18 de abril de 2024.
O concurso de 2024 aumenta o número de bolsas a atribuir na linha de candidatura específica para planos de trabalhos desenvolvidos em entidades não académicas de 400 para 450, relativamente a 2023. O número de bolsas previstas na linha geral mantém-se em 1.050.
Nesta edição de 2024, a linha para Ambiente Não académico, inclui: empresas; laboratórios colaborativos; centros de tecnologia e inovação e outros centros de interface; entidades da administração pública ou entidades do terceiro setor como museus, hospitais, associações de diversas áreas (ambiente, cultura, desporto); e organizações não-governamentais.
A FCT indica que pretende fortalecer, através da investigação, as ligações entre a academia e os diversos atores sociais e económicos, e mantém disponível, para as entidades não académicas, uma manifestação de interesse para acolhimento de doutorandos. A lista está disponível para consulta e a FCT indica que é atualizada regularmente.
Como indica a FCT, as Bolsas de Investigação para Doutoramento destinam-se a candidatos inscritos, ou que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem, num ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de doutor e que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção desse grau.
O investimento global previsto no âmbito deste Concurso é de 124 milhões de euros, em que 87 milhões de euros para a linha de candidatura geral e 37 milhões de euros para a linha de candidatura em Ambiente Não Académico. Atualmente, estão a decorrer mais de 7.300 bolsas de doutoramento diretamente financiadas pela FCT, e em que cerca de 1.300 decorrem em ambiente não académico.
Mais um instrumento para apoio a doutorandos em 2024
FCT anuncia que prevê lançar no início do próximo mês de abril de 2024, um novo instrumento de apoio a doutorandos que exerçam funções numa entidade da administração pública e que desejem dedicar-se à investigação, em temas de relevância para a instituição onde desenvolvem a sua atividade profissional.
O objetivo é valorizar e capacitar os profissionais da administração pública, mas as entidades devem comprometer-se a contribuir com tempo protegido de um mínimo 20% para a investigação desenvolvida pelos profissionais.
A FCT indica que em breve irá disponibilizar informação detalhada sobre o programa, no entanto, adianta que o financiamento cobrirá propinas de doutoramento e, para além disso, será atribuído ao doutorando um complemento correspondente à fração equivalente ao tempo protegido do candidato dedicado à investigação, tendo como valor base as bolsas de doutoramento atribuídas pela FCT.