A Comissão Europeia decidiu afetar mais 68 milhões de euros de apoio à população palestiniana na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. As verbas serão atribuídas aos parceiros internacionais como a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho.
Este valor agora decidido junta-se aos 82 milhões de euros de auxílio já previstos a executar através da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA, sigla em inglês), em 2024, elevando o total para 150 milhões de euros.
A Comissão Europeia anunciou que irá proceder ao pagamento de 50 milhões de euros da dotação da UNWRA na próxima semana.
Além disso, a Comissão atribuiu 125 milhões de euros de ajuda humanitária aos palestinianos para 2024. Os primeiros 16 milhões de euros serão objeto de contrato previsto para 1 de março de 2024.
“Apoiamos o povo palestiniano em Gaza e em outras partes da região. Os palestinianos inocentes não deveriam ter de pagar o preço pelos crimes do grupo terrorista Hamas. Enfrentam condições terríveis que colocam as suas vidas em risco devido à falta de acesso a alimentos suficientes e a outras necessidades básicas. É por isso que reforçamos este ano o nosso apoio com mais 68 milhões de euros”, declarou Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
A Comissão Europeia decidiu manter o financiamento da UNRWA após avaliação sobre alegações consideradas “muito graves feitas em 24 de janeiro e que implicaram vários membros do pessoal da UNRWA nos hediondos ataques de 7 de outubro”, e “teve em conta as medidas tomadas pelas Nações Unidas e os compromissos que a Comissão impôs à UNRWA.