A Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) lança convocatória para a quarta edição do programa de bolsas de doutorado Paulo Freire Plus. No total são 6 bolsas integrais para apoiar a formação de estudantes e professores ibero-americanos.
O objetivo é apoiar interessados em realizar doutoramento no exterior, num compromisso institucional para promover a mobilidade internacional e incentivar a alta qualidade da investigação realizada na região, em que menos de 12% dos professores universitários possuem doutoramento.
Nesta edição, as bolsas serão distribuídas da seguinte forma:
■ 3 bolsas Paulo Freire+ na modalidade sénior, destinadas a professores universitários e investigadores sem doutoramento, com menos de 45 anos de idade, que desejem iniciar os estudos de doutoramento no ano académico de 2024-2025 numa universidade ibero-americana de um país diferente do seu.
■ 3 bolsas de estudo Paulo Freire+ em parceria com a Universidad Rey Juan Carlos, das quais duas serão concedidas na modalidade júnior, ou seja, destinadas a estudantes e recém-formados, e uma na modalidade sénior, destinada a professores universitários e investigadores sem doutoramento, para realizar formação doutoral na universidade espanhola.
Podem candidatar-se às bolsas os cidadãos dos seguintes países: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, e que tenham estudado em universidades num dos países.
Nesta quarta edição, o valor total das bolsas totaliza mais de 250.000 euros, distribuídos entre as seis bolsas de estudo, que cobrirão aspetos como passagens, seguro médico e despesas durante a estadia internacional.
Desde 2019, a OEI promove estudos de doutoramento e apoia a vocação de investigação de cerca de vinte professores e investigadores da região através do programa Paulo Freire+, incentivando a produção científica e a investigação com alto impacto social por meio de teses que abordaram vários tópicos, como ciência, educação, economia, direito, humanidades e tecnologia, entre outros.