Cientistas desenvolveram um teste de saliva para rastreio do cancro da mama, O teste mostra resultados promissores em ensaios experimentais, descreve um estudo já publicado no Journal of Vacuum Science & Technology B.
O novo dispositivo portátil deteta biomarcadores de cancro da mama, a partir de uma pequena amostra de saliva, indicam investigadores da Universidade da Flórida e da Universidade Nacional Yang Ming Chiao Tung, em Taiwan.
“Imagine a equipa médica a realizar exames de cancro da mama em comunidades ou em hospitais”, disse Hsiao-Hsuan Wan, doutorando da Universidade da Flórida, e autor principal do estudo. “Nosso dispositivo é uma excelente escolha porque é portátil – do tamanho da sua mão – e reutilizável. O tempo de teste é inferior a cinco segundos por amostra, o que o torna altamente eficiente”, acrescentou o investigador.
A nova ferramenta funciona colocando uma amostra de saliva em uma tira de teste, que é tratada com anticorpos específicos que respondem a biomarcadores de cancro. Impulsos elétricos são enviados para pontos de contato no dispositivo biossensor. Os sinais são medidos e traduzidos em informações digitais sobre a quantidade de biomarcador presente. Os resultados são rápidos e fáceis de interpretar, referiu Hsiao-Hsuan Wan.
Durante os testes, o dispositivo distinguiu entre tecido mamário saudável, cancro da mama em estágio inicial e cancro da mama avançado em um pequeno grupo de 21 mulheres. O design de biossensor usa componentes comuns, como tiras de teste de glicose e a plataforma de hardware e software de código aberto Arduino.