No rio Minho já se pesca a lampreia e os chefs preparam-se para um dos encontros entre um tradicional manjar e as inovações gastronómicas por terras de Valência, mas é o Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia” que traz o desafio, já com data marcada para 15 a 17 de março.
O Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia” no regresso à comunidade de pescadores de São Pedro da Torre, em Valença, coloca à prova os apreciadores dos sabores de um Minho onde a lampreia é a rainha.
No festival, a oferta de pratos que junta a tradição e a inovação encontra-se em destaque o Arroz de Lampreia, Lampreia à Bordalesa, Lampreia Recheada, Lampreia Assada no forno e Lampreia Seca. Se estas são algumas das variedades emblemáticas que é possível apreciar neste festival, o apreciador encontrará muitas outras e algumas novidades que a organização indica já está a preparar.
Desde o dia 2 de janeiro e até 15 de abril as comunidades de pescadores, sobretudo, de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo, têm vindo a lançar as redadas de pesca da lampreia, no troço internacional do rio Minho, entre São Pedro da Torre e as ilhas de Verdoejo.
Há séculos que a lampreia é um verdadeiro petisco em Valença, tem tradição, fama e serve-se à mesa como um verdadeiro manjar. Os segredos da preparação, confeção e apresentação tem passado de geração para geração pelas mãos sábias das cozinhas das aldeias que a restauração local recria com arte e inovação.