O visionário das motas personalizadas, Paul Yaffe, elevou a fasquia mais uma vez com a revelação da sua mais recente obra-prima, uma personalização única da BMW R 18 Transcontinental. Combinando a estética clássica do hot rod com a essência distintiva da BMW, este projeto é uma prova da excelência de Paul Yaffe como designer.
Uma lenda do cenário da customização nos EUA
Desde 1991, o mundo das motas customizadas conhece Paul Yaffe como um dos criadores de elite de obras-primas. Isso porque é mais do que um construtor ou fabricante, ele é verdadeiramente um designer. Começou com o estabelecimento da American Legend Motorcycle Company, que mais tarde evoluiu para a Bagger Nation de Paul Yaffe, ganhou três prêmios de “Motocicleta Mais Bonita do Mundo” do Oakland Roadster Show, dois de “Construtor do Ano” e três de “Criador de Tendências de the Year” da Easyriders Magazine, além de se tornar um membro do Sturgis Hall of Fame em 2015.
As motos personalizadas de Paul Yaffe foram apresentadas em mais de 300 artigos de revistas em todo o mundo, bem como no canal Discovery, no canal History e em outros canais de televisão. Os seus produtos, distribuídos através de uma rede de parceiros em seis países, continuam a inspirar uma geração de personalizadores.
Agora, Paul Yaffe revela a mais recente obra-prima: uma customização única da BMW R 18 Transcontinental, que será lançada no MBE Show em Verona, Itália.
Preservando a Essência BMW e a Inspiração Hot Rod
Antes de começar, Paul Yaffe passou algum tempo a conhecer a BMW R18 Transcontinental, percorrendo 3.800 milhas pelos EUA e mais 2.600 milhas até Sturgis e vice-versa.
Assim que o processo de personalização começou, Paul Yaffe sabia que queria criar uma ensacadora de rodas grandes como nunca se tinha visto. Crucial para o projeto foi manter o máximo possível de componentes originais da BMW. Paul queria que sua criação personalizada permanecesse autenticamente BMW e sabia que ela não deveria ser feita ou se parecer com peças de uma linha de produtos existente.
Paul Yaffe encomendou uma roda dianteira de 26” x 5,5” cortada de um bloco de alumínio sólido de 400 lb, que sustenta um pneu dianteiro feito à mão com 180 mm de largura. O quadro teve que ser esticado e inclinado para acomodar a nova roda dianteira e árvores triplas especiais tiveram que ser projetadas para corrigir a medição da trilha e otimizar o uso.
Adotando o visual de um icónico Mercury Lead Sled dos anos 50, a equipa criou vários componentes únicos e elementos R 18 existentes modificados. O para-lama dianteiro de aço foi feito de raiz. A carenagem original da R 18 foi cortada em vários pedaços e reestruturada para corrigir a posição do farol e fluir para a nova roda dianteira. Para colmatar a lacuna entre a carenagem e o depósito de combustível, foi desenvolvido um spoiler de queixo exclusivo, que oculta estrategicamente o radiador. Além disso, um conjunto exclusivo de barras para complementar o design geral.
“Foi criado um conjunto de peles para dar às malas um perfil esticado completamente novo e exclusivo, mantendo a excelente engenharia e funcionalidade que a BMW criou.” A equipa de Paul ampliou o para-lama traseiro original criando um segundo para-lama traseiro R 18, garantindo que ele combinasse perfeitamente com o perfil dos novos alforjes.
À medida que a construção começou a tomar forma, Yaffe reorganizou as lanternas traseiras originais da R 18 nos painéis de preenchimento feitos à mão e trabalhou uma área para a placa no para-lama no clássico estilo hot rod. Ele também esticou as tampas laterais originais do R 18 para manter sua forma original e cobrir mais área para ajudar o olho a fluir para dentro das bolsas.
Aparência clássica de trenó de chumbo
Mantendo-se fiel à estética clássica do Lead Sled, Paul Yaffe priorizou dois componentes cruciais: suspensão a ar e tubos laterais.
A equipa de Paul Yaffe projetou um sofisticado tanque de ar e sistema de distribuição, bem como uma estrutura dedicada abaixo de cada lado dos alforjes para acomodar componentes essenciais, incluindo os tanques de armazenamento de ar necessários, um compressor de ar considerável e todos os controlos, válvulas e solenóides necessários para o apoio e funcionamento eficazes do sistema.
A equipa de construção teve como objetivo preservar a distinta “sensação BMW” que diferencia esta construção. Manter os tubos clássicos do Boxer não era negociável na visão de Paul. Os conversores catalíticos foram removidos dos tubos principais, abrindo caminho para um sistema de defletor perfurado de alto fluxo sob medida. Esta inovação não só substituiu o sistema restritivo de emissões, mas também manteve a contrapressão essencial para um desempenho ideal. Para melhorar ainda mais a experiência auditiva, foi introduzido um sistema de silenciador de 3 etapas fabricado com precisão para reversão. O toque final foi um megafone totalmente aberto, proporcionando aquele som clássico de hot rod por excelência.
Tudo se resume a cosméticos
Mudando o foco para a cosmética Paul queria uma sensação clássica de hot rod sem quaisquer gráficos que distraíssem, destacando a nova postura e perfil elegantes da moto. A ênfase estava na simplicidade e no fascínio. “Começamos a trabalhar aperfeiçoando todos os painéis da carroceria fabricados e suavizando tudo até obter um acabamento semelhante ao vidro.” Depois de optar por um acabamento preto brilhante profundo e atemporal, a atenção da equipe voltou-se para alcançar a perfeição para o corpo. Paul encarregou seu dedicado pintor Hector Martinez de aplicar a tinta preta brilhante impecável. Reconhecendo a necessidade de contraste, Paul decidiu por um interior clássico em vermelho sangue. A arte está em encontrar o equilíbrio perfeito. “O truque é não exagerar!” A Guys Upholstery criou o selim e o console do painel de estilo contemporâneo e Hector misturou uma cor para combinar com as pinças dianteiras. “Achamos que ficou espetacular!”
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