Uma das mais antigas tradições na região de Leiria, as Festas de Santo Amaro e Santo António em Ortigosa voltam a transformar-se, neste mês de janeiro, num lugar de tradições, onde a fé vem coabitando com a música e a animação. Tradições que vêm da longínqua data de 1610.
As Festas de Santo Amaro e Santo António, que têm a particularidade de unir a comunidade num trabalho conjunto que começou em outubro, com grupos a elaborar mais de 2000 flores de plástico que adornam o adro da igreja.
Uma festa onde doze andores, preparados com rigor e brio, saem em procissões à rua que juntam milhares de pessoas.
Este ano, 2024, as celebrações populares que começam sexta, dia 19 de janeiro, e estendem-se até ao dia 22, que apesar do caráter histórico da festa, todos os anos há novidades.
Do programa consta que no primeiro dia de festa, o projeto Smells Like 90’s dará as boas-vindas a todos os visitantes da Ortigosa, que se situa a norte de Leiria. No sábado, dia 20 de janeiro pelas 12h30, tem lugar a missa em honra de Santo António e a procissão pelas ruas do lugar da Ortigosa. Os UHF vão animar a segunda noite de festejos.
No domingo, dia 21 de janeiro, pelas 12h00, missa em honra de Santo Amaro, com procissão pelas ruas. Pelas 22h00, Quim Barreiros promete animar os visitantes da Ortigosa. Na segunda-feira, 22 de janeiro, último dia de festejos, pelas 19h00 missa por todos os festeiros, e pelas 21h00 Foka Energie vai animar o evento.
Ao longo dos quatro dias de festa, está garantido um serviço de restaurante e bar, com a habitual morcela de arroz, chouriça, frango assado, borrego, entre outros pratos tradicionais. No recinto estarão disponíveis várias tasquinhas com produtos regionais, bem como várias animações. A entrada é livre.