Reunir com amigos em momentos de celebração como a passagem do ano é normal tal como parece apropriado tomar uma bebida. É normal que um adulto se sinta responsável e saber como controlar-se e limitar-se a um ou dois copos de bebida.
Mas profissionais de saúde como Amy Bollinger, coordenadora de educação, divulgação e prevenção de lesões do Penn State Health Milton S. Hershey Medical Center, EUA, querem que qualquer adulto pense muito antes de se sentar ao volante – mesmo que tenha apenas consumido um copo de bebida.
Não é preciso ultrapassar o limite legal de álcool no sangue para causar um acidente relacionado como o álcool.
Coisas a considerar:
■ Imagine que seus músculos param de funcionar corretamente. O pensamento fica um pouco nublado. Você não se sente alerta como sempre. É assim que se sente com um teor de álcool no sangue tão baixo quanto 0,05 g / dL, de acordo com a Administração Nacional de Segurança no Transporte Rodoviário. Está bem abaixo do limite legal e, para um homem médio de 100 quilogramas, são duas bebidas, de acordo com drivinglaws.org.
■ Em 2021, nos EUA, 2.266 pessoas morreram em acidentes relacionados com o álcool em que o motorista apresentava taxa de 0,01 a 0,07 g/dL. Ora de acordo com a legislação, os motoristas não estavam bêbados. “O álcool afeta a cada um de maneira diferente”, explicou Amy Bollinger.
■ Em dezembro de 2021, as mortes por dirigir com excesso de álcool atingiram o maior nível em quase 15 anos, com 1.013 pessoas a morrer em acidentes ao dirigir com excesso de álcool, de acordo com a Administração Nacional de Segurança de Transporte Rodoviário. 11% de todos os acidentes de férias foram relacionados ao álcool em 2021.
Alguns conselhos para se proteger e proteger os outros
■ “Ter um plano de transporte de ida e volta para um evento”. Planear uma viagem é agora mais fácil do que antes. Partilhe uma boleia e peça um Taxi ou TVDE pelo telemóvel.
■ Se estiver a dar uma festa de fim-de-ano, fique de olho nos convidados. Certifique-se de que eles estejam sóbrios quando saírem de casa. Se não estiverem, ligue para um carro partilhado ou encontre um motorista sóbrio para os levar de volta para casa.
■ Estar ciente das prescrições e medicamentos de venda livre. Alguns reagem mal ao álcool, piorando os efeitos.
■ Ir com um motorista confiável que concorda em não beber. Descubra uma maneira de recompensar essa pessoa – contribua para um jantar ou ofereça-lhe bebidas grátis durante a próxima reunião, quando outra pessoa servir como motorista sem bebida.
■ Conversar com os filhos. Mesmo que tenham permissão legal para beber, “não presuma que eles têm tudo planejado”, disse Amy Bollinger, e acrescentou: “Conheça os seus limites”. Lembre-se de que o álcool afeta de maneira diferente cada uma das pessoas. E que outras pessoas não beberão com responsabilidade. Use o cinto de segurança. Guarde os seus smartphones e fique em alerta.