Um dos eixos de atuação da Unicorn Factory Lisboa é a criação de hubs e comunidades focados na inovação em áreas de forte crescimento, onde se insere o Hub Criativo do Beato. Em curso já está o apoio ao desenvolvimento de comunidades de inovação nas áreas de IA, Web3 e XR. Em que o primeiro passo é a promoção de iniciativas com organizações ativas em cada um dos verticais pela assinatura de parcerias com alguns dos stakeholders mais relevantes em cada um dos setores.
No dia 15 de novembro, durante a Web Summit, foi assinada a parceria de colaboração para a criação da comunidade de AI com a ai.pt, a Altice e o Center for Responsible AI, liderado pela Unbabel. No mesmo dia foi assinado o protocolo para a promoção da comunidade de XR com a NOS e a PwC. No dia 16 de novembro foi assinado um acordo para o setor Web3. Envolvendo a Unicorn Factory Lisboa, a Poolside, a CVLabs, a Cuatrecasas e a RealFevr que se comprometem a fortalecer esta comunidade que já começa a ter o seu centro em Alvalade.
“O objetivo destas parcerias é de criar verticais com dimensão relevante juntamente com as organizações-chave nestas áreas. Algumas delas poderão ganhar escala suficiente para que se possam tornar hubs de inovação, e se juntarem ao Hub Criativo do Beato numa rede colaborativa de hubs na cidade de Lisboa, enquanto outros ficarão numa lógica de comunidade de colaboração forte”, explicou Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa.
Em julho já tinha sido assinada a parceria entre a Unicorn Factory Lisboa e a Fortis, na altura da abertura dos escritórios da empresa norte-americana em Lisboa, para o desenvolvimento da comunidade de gaming em Lisboa, com epicentro no Saldanha, estando para breve a abertura oficial do Gaming Hub.