“A M XR é o terceiro modelo M da BMW Motorrad. Com base nas atuais S 1000 XR e S 1000 RR, a substância do produto da M 1000 XR – abreviadamente M XR – foi ajustada para dar resposta aos requisitos específicos de uma mota desportiva de longa distância. A dinâmica de condução fala por si, tanto nas estradas rurais como nas pistas de corrida e nas viagens de longa distância”, referiu Dominik Blass, gerente de produto M 1000 XR.
Com uma potência de motor de 148 kW (201 cv), um peso vazio de apenas 223 kg e tecnologia de suspensão e aerodinâmica concebidas igualmente para utilização em estradas rurais de alto desempenho, viagens prolongadas de longa distância e percursos rápidos em pista de corrida, a nova M XR, como representante mais leve deste segmento de crossover, abre dimensões de condução dinâmicas anteriormente reservadas para superbikes puro-sangue.
O potente M XR de 4 cilindros baseado no motor RR, com mais potência de pico, maior torque e maior impulso e tração graças às relações secundárias e de transmissão mais curtas para um máximo prazer de condução em estradas rurais e pistas de corrida.
A nova M XR apresenta um motor em linha de 4 cilindros refrigerado a água modificado baseado na unidade de potência da S 1000 RR. Sua potência máxima é de 148 kW (201 cv) a 12.750 rpm, com mais 23 kW (31 cv) que na nova S 1000 XR. O torque máximo de 113 Nm é alcançado às 11.000 rpm. A rotação máxima do motor do M XR é 14.600 rpm. O aumento da força de tração da roda traseira em todas as marchas também é proporcionado por uma relação de transmissão secundária mais curta através do uso de uma roda dentada com 47 dentes, a S 1000 XR possuía 45 dentes. Além disso, as relações de 4ª, 5ª e 6ª marchas agora são mais curtas em comparação com a S 1000 XR, o que também beneficia a tração na roda traseira, aceleração e força de tração.
Além da tecnologia de tração e suspensão, a aerodinâmica também foi um item fundamental nas especificações para o desenvolvimento da M XR. A nova M XR recebeu winglets na área dos painéis laterais dianteiros com o objetivo de alcançar tempos de volta ainda mais rápidos na pista de corrida e a melhor estabilidade de pilotagem possível em altas velocidades. A partir de uma velocidade de cerca de 100 km/h, fornecem um aumento na carga da roda dianteira graças à força descendente aerodinâmica gerada. Aumenta em aproximadamente 12 kg a 220 km/h.
Um chassi aparado para condução orientada para o desempenho em estradas rurais e pistas de corrida com Dynamic Damping Control (DDC), base de mola ajustável, amortecedor de direção ajustável, braçadeira de guiador fresada e guiador tubular mais orientado para a frente com “BMW M XR” gravado a laser letras.
A suspensão e o chassis da nova M XR baseiam-se na S 1000 XR, com o quadro da ponte em alumínio como peça central. A M XR possui garfos invertidos com tubo deslizante de 45 mm de diâmetro na frente. Os garfos são equipados com os chamados cartuchos fechados, sistemas de pistão-cilindro hidráulicos separados. Outra nova característica da M XR é o ajuste adicional da base da mola do garfo em conjunto com o suporte de suspensão padrão Dynamic Damping Control (DDC).
Além disso, os garfos do M XR apresentam uma ponte superior com uma braçadeira de guidão elaboradamente fresada, bem como um guidão tubular de alumínio preto mais voltado para a frente com a inscrição “BMW M 1000 XR” gravada a laser. Os espelhos retrovisores finais do guidão disponíveis como opção de fábrica também são novos na M XR. As pernas do garfo também foram modificadas e agora são projetadas para acomodar as novas pinças de freio M. Outro novo elemento da M XR é o amortecedor de direção ajustável.
Freios M com bomba de freio de mão radial e rodas leves de alumínio forjado para ótima dinâmica de pilotagem na pista de corrida e no modo de desempenho. As rodas exclusivas M Carbon estão disponíveis como parte do pacote M Competition ou como opção individual.
Depois da M 1000 RR e da M 1000 R, a nova M XR é a terceira mota BMW a apresentar freio M. Foi desenvolvido diretamente utilizando a experiência adquirida com os travões de corrida das máquinas de corrida de fábrica da BMW Motorrad no Campeonato Mundial de Superbike. As pinças de travão M apresentam um revestimento anodizado azul em conjunto com o famoso logótipo M.
Juntamente com dois discos de freio de 320 mm e 5 mm de espessura e suportes de disco de freio em alumínio anodizado preto, o sistema de freio equipado com uma nova bomba de freio de mão radial marca atualmente o auge do desenvolvimento de freios no campo dos sistemas legais para estradas. A nova M XR já vem equipada de série com rodas de alumínio forjado muito leves. Como parte do pacote M Competition, as exclusivas rodas M Carbon estão disponíveis com fitas de novo design no aro.
Brake Slide Assist – auxilia o piloto na derrapagem do freio.
A função Brake Slide Assist é uma inovação importante e muito útil, especialmente para pilotos de pista de corrida. Ele permite que o piloto freie a deriva nas curvas com um deslizamento constante.
Painel de instrumentos com display TFT de 6,5 polegadas perfeitamente legível, novo display do conta-rotações (área vermelha) e interface OBD para M GPS Datalogger e M GPS Laptrigger que pode ser usado através do código de desbloqueio.
O painel de instrumentos do novo M XR corresponde ao design do M RR e também oferece a animação de arranque do M. A exibição estendida da faixa de velocidade vermelha é um novo recurso. Como equipamento opcional, pode ser fornecido material de dados abrangente para a utilização do M GPS Laptrigger e do M GPS Datalogger (acessórios originais BMW Motorrad) através de um código de desbloqueio através da interface OBD do painel de instrumentos.
O M Design e o design dinâmico do M XR sinalizam puro desempenho e desportividade.
Ainda mais do que a S 1000 XR, a nova M XR, com a sua tecnologia de chassis otimizada e o motor mais potente até à data numa dinâmica mota desportiva de longa distância da BMW Motorrad, foi concebida sem compromissos para uma condução desportiva – seja em estradas rurais, de longa distância, passeios ou na pista de corrida. A M XR – atualmente não há veículo mais leve e com melhor desempenho neste segmento de crossover. As proporções da M XR são ultracompactas e poderosas. Superfícies tridimensionais criam emoção e uma aparência dinâmica. Fina, elegante e extremamente agressivo, a dianteira da M XR é inconfundível com seus novos winglets M, projetados como asas quádruplas. O visual voltado para o desempenho da nova M XR também se reflete no conceito de cores, com a carroceria em Preto combinada com as cores M Azul Claro, Azul Escuro e Vermelho.
Design e tecnologia intransigentes: a M XR com o pacote M Competition.
Se a nova M XR em acabamento padrão ainda não for suficiente, o Pacote M Competition oferece uma mistura fascinante de componentes refinados para o gourmet da tecnologia de corrida e também para o piloto com mentalidade estética. Além disso, isto torna a nova M XR mais 3 kg mais leve. O pacote M Competition inclui rodas M Carbon, peças M Carbon, como tampa da roda traseira com proteção de corrente integrada, painéis laterais, tampa da roda dianteira, tampa interna e tampa da trava de ignição/direção, bem como um sistema de apoio para os pés do piloto M totalmente ajustável, apoios para os pés do passageiro e o MGPS Laptrigger (código de desbloqueio).
Destaques da nova BMW M 1000 XR
- Motor de cames de mudança da S RR, com potência de 148 kW (201 cv) a 12.750 rpm, 23 kW (31 cv) a mais que na nova S 1000 XR. Máximo torque de 113 Nm a 11.000 rpm.
- Relação de transmissão secundária mais curta (roda dentada com 47 dentes em vez de 45).
- Relações de transmissão mais curtas de 4ª, 5ª e 6ª marcha.
- Sistema de admissão otimizado com funis de admissão variáveis para melhor troca de carga em altas rotações do motor.
- Silenciador traseiro em titânio com ângulo acentuado e tampa final em carbono.
- Corrente M Endurance.
- Modos de condução “Rain”, “Road”, “Dynamic”, “Race” e “Race Pro1-3”, bem como a última geração de Dynamic Traction Control DTC e função DTC wheelie com caixa de sensor de 6 eixos.
- Quatro características de aceleração ajustáveis disponíveis agora para uma resposta ideal.
- “Engine Brake” com ajuste triplo do torque de arrasto do motor no modo “Race Pro”.
- Brake Slide Assist auxilia o motociclista durante a derrapagem do freio.
- Shift Assistant Pro para mudanças rápidas para cima e para baixo sem usar a embraiagem.
- Launch Control para partidas de corrida perfeitas e Pit Lane Limiter para manter a velocidade determinada com precisão no pit lane.
- Hill Start Control Pro para arrancar confortavelmente em subidas.
- Winglets M: Freie mais tarde e acelere mais cedo, além de maior estabilidade em alta velocidade graças à força descendente aerodinâmica.
- Garfos invertidos com base de mola ajustável em conjunto com DDC padrão.
- M trava pela primeira vez numa mota desportiva de longa distância da BMW Motorrad: A M XR oferece o máximo desempenho de travagem para conduzir em estradas rurais e pistas de corrida.
- Rodas forjadas em alumínio.
- Rodas M em carbono com fitas M e inscrição M no aro: componentes de alta qualidade, leves e de alta tecnologia proporcionam desempenho máximo como parte do pacote M Competition opcional.
- Freio de mão e alavanca de embraiagem M.
- Amortecedor de direção ajustável.
- Grampo de guiador fresado.
- Em comparação com a S 1000 XR com guiador tubular mais orientado para a frente com inscrição “BMW M XR” gravada a laser.
- Espelhos nas extremidades do guiador (opcional).
- Faróis com assinatura luminosa icónica e luzes de curva adaptáveis (Headlight Pro).
- Pequeno suporte de matrícula.
- Painel de instrumentos com display TFT grande e perfeitamente legível de 6,5 polegadas, animação de inicialização com logotipo M e interface OBD para M GPS Datalogger e M GPS Laptrigger que pode ser usado através de código de desbloqueio.
- Conta-rotações (área vermelha) apresentado com novo design.
- Bateria M leve, tomada de carregamento USB traseira, unidades de iluminação LED potentes, controlo de cruzeiro eletrónico e punhos aquecidos.
- Passeio sem chave.
- O design M e o design dinâmico sinalizam o melhor desempenho do roadster.
- Pacote M Competition como extra opcional de fábrica.
- RDC como padrão.
- Ampla gama de acessórios opcionais e equipamentos especiais de fábrica.