Valença já dispõe de Balcão da Inclusão

Balcão de Inclusão em Valência abre para atender pessoas com deficiência e/ou incapacidade e respetivas famílias. Os serviços disponibilizados incluem, entre outros, prestações e respostas sociais, emprego, formação profissional e transportes.

Valença já dispõe de Balcão da Inclusão
Valença já dispõe de Balcão da Inclusão. Foto: DR

Uma parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação e a Câmara Municipal de Valença permitiu a abertura de um Balcão da Inclusão, em Valença. O Balcão situa-se nas instalações dos Serviços de Ação Social, no Bloco A, na avenida da Juventude.

Destinado a pessoas com deficiência e/ou incapacidade e respetivas famílias tem por objetivo prestar informação sobre os direitos e deveres das pessoas com deficiência, facilitar a mediação e a acessibilidade e encaminhar para as melhores soluções.

Assim, com este novo Balcão, Valença ganha um atendimento especializado e melhora a qualidade do serviço prestado aos cidadãos, que encontram, num só espaço, uma melhor orientação e encaminhamento para um conjunto de questões que os preocupam.

Os serviços disponíveis, com atendimento especializado, inclui as seguintes áreas:

  • Prestações sociais (subsídios e apoios);
  • Respostas sociais (lares residenciais, centros de atividades ocupacionais, centros de reabilitação, etc.);
  • Produtos de Apoios/Ajudas Técnicas;
  • Emprego e apoios às Entidades Empregadoras;
  • Orientação e encaminhamento para outras entidades;
  • Formação Profissional;
  • Benefícios fiscais;
  • Acessibilidades;
  • Transportes;
  • Intervenção Precoce;
  • Educação;
  • Centros de recursos para a inclusão.

O balcão funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h. Poderá entrar em contacto com o serviço através dos telefones 964 431 029, 925 646 490 e 251 249 488 ou através do email: asocial@cm-valenca.pt