Dados da Associação Europeia de Fabricantes Automóveis (ACEA, na sigla inglesa), apenas 0,8% dos 5,4 milhões de carros que circulam diariamente nas estradas portuguesas são 100% elétricos. Uma percentagem que está a aumentar, dado que só de janeiro e julho de 2023 o crescimento das vendas de carros elétricos foi de 119.5%. Em Portugal foram matriculados 2.697 carros 100% elétricos.
Esta nova monitorização ainda possui por parte dos condutores um grande desconhecimento, como é no caso dos pneus. De acordo com a Euromaster um carro elétrico equipado com pneus de baixa resistência ao rolamento pode aumentar a distância percorrida em mais 30%.
Uma grande diferença dos veículos elétricos para os carros de tecnologia convencional é o peso, por isso é importante utilizar pneus adequados a essa característica, com maior resistência e rigidez lateral. Devido à ausência de barulho proveniente do motor, os pneus nestes veículos devem ser mais silenciosos.
Como descrito pelos especialistas o binário de um veículo elétrico obriga também a que os pneus tenham uma maior aderência. Outro facto que observado é o uso de pneus finos em veículos elétricos, pois quanto menor a largura, menor a superfície de contacto com o asfalto, que se traduz em menor consumo de energia. A escolha de pneus específicos para os veículos elétricos é questão ser tida em conta.
Para garantir a resistência ao peso, os pneus dos veículos elétricos são fabricados com um composto que lhes permite suportar uma grande massa de peso. Os especialistas lembram que os automóveis com este tipo de tecnologia de propulsão são muito pesados em comparação com os modelos de combustão equivalentes, devido à bateria, um componente técnico que representa uma parte muito importante do peso total de um veículo deste tipo.
Os veículos elétricos são associados a um melhor ambiente, mas os especialistas alertam que é importante optar por pneus feitos de material reciclado, o que é muito comum entre os fabricantes premium.